Últimas Notícias

ECOM 2012 debate e-commerce em SC
nov21

ECOM 2012 debate e-commerce em SC

A Grande Florianópolis recebe nesta quinta-feira, 22, o ECOM 2012 – o II Seminário Nacional de Comércio, Negócios e Meios de Pagamento – que será realizado na sede dos Correios no bairro Floresta, em São José (à margem da BR-101). O evento tem o patrocínio da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). O comércio eletrônico faturou nada menos que R$ 31,7 milhões em 2011 e vem a cada ano tornando-se mais acessível às classes populares: 61% dos compradores no ano passado pertenciam à classe ?C?? e 38% declararam renda familiar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. O ECOM 2012 deve abordar vários aspectos que envolvem o desenvolvimento do setor de e-commerce, suas estratégias, a logística, a tecnologia e suas expectativas para o futuro. Até como montar uma loja virtual o encontro irá ensinar. O novo mundo dos negócios na era digital e a Copa de 2014 é a primeira palestra do evento, às 10 horas, a ser proferida pelo diretor-geral da ECOM 2012, o jornalista Marcelo Castro, especialista em marketing estratégico e comunicação institucional. Depois dele, Luciano Rego, do Sebrae, vai falar sobre Empreendedorismo na era digital. Ainda no período da manhã, Felipe Ronan, executivo do UOL, fala sobre Como as PMEs podem alavancar o seu negócio pelo comércio eletrônico e Natália Hespanholeto, da Redecard, explica Como se preparar para o futuro do e-commerce. ? tarde, quatro palestras: Logística no comércio eletrônico (por Marco Antônio Bendin, dos Correios), Como entrar no mundo dos negócios eletrônicos (por Luís Henrique Pelizon, executivo da Ciashop), Tecnologia e mobilidade ? Um mundo de oportunidades para os negócios (por Márcio Galina, da Vivo) e Estratégias de redes sociais para empresas (pelo sócio-diretor da Facileme, Rodrigo Demétrio). Para finalizar, um curso: Montando uma loja virtual (conceitos & prática), apresentado pelo consultor e especialista em comércio eletrônico Fábio Vargas. Inscrições e mais informações no site do...

Leia Mais
HFPX investe na startup Área Central
nov21

HFPX investe na startup Área Central

A HFPX Participações, fundo de venture capital, adquiriu participação societária na startup Área Central, uma ferramenta online criada para gerenciar as compras e a troca de informações entre uma rede de negócios, associações de lojistas e cooperativas, que possuam uma Central de Compras. O investimento faz parte de uma série de aportes em startups em que a HFPX fornece apoio na Controladoria, Marketing e Vendas do produto. O objetivo da startup é alcançar cerca de 30% de market share do mercado nacional, atingindo aproximadamente 500 redes de negócios. O Área Central é um software que se destaca no mercado de centrais de compras, feito com a ajuda e experiências de muitos empresários do segmente de Supermercados, Material de Construção, Agronegócios e outros. Tornou-se referencia no mercado brasileiro de ferramentas para integração de redes de negócios. Conseguimos contribuir muito para o desenvolvimento dessas centrais através da utilização de nossa solução. Jonatan Silas da Costa, diretor da Área Central O software usado no sistema Área Central é baseado em um sistema conhecido como e-procurement que gerencia as compras de bens e serviços por meio da internet. A tecnologia permite o acompanhamento das compras desde a captação da demanda. Para isso, o gerenciador abre o pedido para compras, as lojas preenchem, o relatório vai para a sede onde é feita toda a negociação e a compra do produto final. Após um prazo as mercadorias são entregues e o lojista ainda pode avisar através da solução se o pedido chegou conforme enviado. O sistema faz com que a Central de Compras consiga manter informado o associado sobre suas negociações, efetuando desde da análise de demanda até a entrega do pedido. As informações geradas dentro do sistema trazem dados com alta relevância. O sistema emite relatórios e gráficos baseados nos dados emitidos por cada associado. Tais informações podem ser usadas em decisões gerenciais dentro das Centrais de Compras. Sobre o investimento A Área Central é o terceiro investimento anunciado pela HFPX. A empresa de participações tem focado seus aportes em negócios na área digital. O varejo brasileiro tem se desenvolvido bastante com a entrada de players globais e com a consolidação do mercado através de fusões e aquisições dos grandes varejistas. Isso, dificulta em muito o negócio dos pequenos varejistas, pois eles perdem importância para os grandes fornecedores. Então, uma das maneiras de os pequenos varejistas sobreviverem é união de forças entre outras empresas pequenas, se agrupando em redes de negócios como associações, redes bandeiradas e cooperativas. Assim eles conseguem somar demandas de compras e negociar com os fornecedores em igualdade de condição com os grandes players do mercado. Acreditamos que este segmento de mercado tende a crescer muito nos próximos anos e queremos estar bem posicionados com o Área Central, sendo uma referência no mercado de redes de negócios. Hugo Fabiano, CEO da HFPX Participações A HFPX Participações, de Joinville (SC), dispõe de um fundo de investimentos próprio e busca no mercado tecnológico participar de novos projetos, garantindo a eles elevar a qualidade da gestão do negócio, com a metodologia de participação estratégica. A meta da companhia é realizar aportes entre R$ 100 mil e R$ 5 milhões, em pelo menos dez startups até o final de...

Leia Mais

Sebrae pesquisa perfil das startups catarinenses

O Sebrae/SC em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por meio do programa Nova Economia@SC, lança em janeiro de 2013 o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses. O objetivo é transformar novas ideias e oportunidades de negócios em empreendimentos de potencial. Os trabalhos para a realização do projeto estão nos últimos detalhes e a expectativa é de que até o inicio de dezembro todo o projeto e programa de capacitação esteja finalizado. Em dezembro será colocado no ar o site do projeto, com todas as informações e inscrições para startups que desejam participar do programa de capacitação, que deve iniciar em abril, após o Startup Weekend em Florianópolis, segundo Alexandre de Souza, Gestor de Projeto do Sebrae/SC. Para conhecer um pouco mais sobre as startups catarinenses e ter uma expectativa de público para o projeto, o Sebrae/SC elaborou uma pesquisa, através do Google Docs, para que as startups participem. A pesquisa está disponível no endereço http://goo.gl/ohijE e deve ser preenchida somente por startups catarinenses. Lembrando que o projeto considera startup um grupo de pessoas (empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de...

Leia Mais

Endeavor reúne grandes empreendedores no Day1

Oito grandes empreendedores brasileiros vão contar como foram os momentos chave que representaram pontos de virada em suas trajetórias, o chamado ?Day1??. André Esteves, Ozires Silva, Miguel Krigsner, Romero Rodrigues, Zica e Leila Velez, Wilson Poit, José Carlos Semenzato e Wellington Nogueira são os convidados da Endeavor para uma edição especial do projeto Day1, que acontece no dia 1º de novembro no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. As inscriç?es estão fechadas, porém será possível acompanhar pelo site do...

Leia Mais
Cases nacionais em destaque no Social Good Brasil
out30

Cases nacionais em destaque no Social Good Brasil

O Seminário Social Good Brasil, que acontece nos dias 6 a 8 de novembro em Florianópolis, irá trazer, além de palestrantes internacionais mundialmente reconhecidos nas áreas de tecnologia, novas mídias e inovação, influentes blogueiros, consultores e empreendedores nacionais. O autor do blog ?A Quinta Onda?? e diretor de comunicações da IBM Brasil, Mauro Segura, será um dos destaques, junto com o economista e professor Gilson Schwartz, diretor da ?Games for Change Latin America??; Hernán Efrón e Daniel Weimann, das plataformas de financiamento coletivo Catarse e Engage, além do embaixador-sênior do TEDx na América Latina, Rodrigo Cunha, entre muitos outros empreendedores brasileiros especializados na inovação social. As palestras serão realizadas no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), com espaço para 900 inscritos a cada dia do evento, e as inscrições ainda estão abertas. No primeiro dia de seminário, 6 de novembro, Mauro Segura, autor do blog ?A Quinta Onda?? e diretor de comunicações da IBM Brasil, falará sobre comportamento e comunicação na era digital. Em seu blog, Segura trata das transformações que as mídias sociais causam nas relações sociais e no ambiente de trabalho. Nesta abertura também participarão Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Paulo Castro, do Instituto C&A e Françoise Trapenar, presidente da Fundação Telefônica Vivo. Para o segundo dia do evento, dia 7, está prevista a apresentação de casos de sucesso na área. Entre os convidados que compartilharão suas experiências estão o ?Games for Change Latin America?, criado por Gilson Schwartz, primeira rede latino-americana destinada a pesquisar, inovar e valorizar a relação entre jogos, aprendizagem e transformação social; e a plataforma Cidade Democrática, fundada por Rodrigo Bandeira, que permite que cidadãos comuns, políticos e iniciativa privada apontem soluções e alternativas para problemas locais. Hernán Efrón e Daniel Weimann, das plataformas de financiamento coletivo do Catarse e do Engage, irão falar sobre o poder das novas tecnologias na mobilização de recursos. Estará presente no dia a coordenadora de Marketing Digital do Greenpeace Brasil, Amanda Fazano. Na programação do encerramento do Social Good Brasil, participarão Reinaldo Pamponet, sócio fundador da It´s Noon, rede social sobre economia criativa; Rodrigo Cunha, embaixador-sênior do TEDx na América Latina; Renato Kiyama, diretor da Artemisia, organização incentivadora de negócios sociais e Edgard Morato, sócio-fundador da Saútil, site que orienta a utilização dos serviços públicos de...

Leia Mais