Startup de Santa Catarina quer democratizar decoração profissional no Brasil

Site decora.doUm sistema catarinense pretende ampliar o acesso da classe média a arquitetos e profissionais de design de interiores. A Decora.do é um crowdcontest (plataforma de concorrência criativa) que conecta pessoas que querem decorar sua casa ou escritório a profissionais da área de arquitetura e decoração.

A ideia é simples: o cliente cadastra as características do espaço e os profissionais disputam para criar o ambiente. Quem participa recebe de volta inúmeras ideias iniciais e escolhe a que preferir. O profissional vencedor envia o projeto executivo, incluindo a perspectiva, o script do projeto e o carrinho de compras, com todos os materiais que a pessoa precisaria comprar para fazer a decoração.

A ideia para criar a Decora.do partiu de dois amigos de faculdade, os jovens empreendedores Gustavo do Valle Pereira, 21 anos, e Paulo Orione, 20, que cursam Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Eles perceberam o crescimento do setor de decoração no Brasil, que quintuplicou nos últimos dez anos, e o descompasso em relação à oferta de mão de obra. Os gastos da classe C com decoração chegaram a R$ 18 bilhões em 2012, mas poucos têm acesso a projetos profissionais.

Cofundadores da Decora.doQueremos tornar possível o sonho das pessoas de ter uma casa mais bonita, arrojada e personalizada ? sem ter que pagar muito por isso.

Paulo Orione, cofundador da Decora.do

A ideia inicial para criação da plataforma foi estudada durante quatro meses, junto com uma equipe de mentores nas áreas de startups e de arquitetura. O negócio foi validado a partir de um MVP (produto mínimo viável), passou por uma fase beta e está sendo lançado oficialmente agora em janeiro de 2013. O modelo de receita é baseado em uma porcentagem do valor pago por projeto. O investimento para iniciar o projeto, de R$ 250 mil, partiu dos próprios empreendedores e da incubadora Whapp, de Florianópolis.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem