EDTED’11: otimização de busca para WordPress
Ser encontrado pelo buscador e quais técnicas os programadores, designers e gestores de conteúdo precisam fazer uso para otimizar seus sites e portais baseados no WordPress. Esta foi a temática da última palestra da edição 2011 do EDTED Florianópolis, dada por Fábio Ricotta, um dos principais especialistas em Search Engine Optimization do Brasil e um dos co-fundadores do Mestre SEO, consultoria que tem como foco serviços nesta área. O WordPress é um CMS utilizado por diversas grandes marcas como o Techcrunch, Spotify, People Magazine, Wall Street Journal. Hoje são mais de 1400 temas gratuitos no diretório oficial do sistema. São mais de 16 mil plugins oficiais à disposição dos programadores. 22 a cada 100 novos domínios nos Estados Unidos estão baseados no WordPress. Uma das vantagens do WordPress é uma melhor indexação por ferramentas de busca. Entre os motivos estão a possibilidade de uso de links permanentes, que descrevem o conteúdo de uma página pela URL do site. Serviços de atualização também é uma vantagem, que ajuda a notificar diversos serviços de indexação de conteúdo e informar novos posts assim que são publicados. O uso de plugins podem contribuir ativamente na melhoria na otimização da busca nos sites em WordPress. Entre eles estão o Yoast WordPress SEO, Pagenavi, Similar posts, Akismet, Restrict Uploads, FB Like Thumbnail, WP Super Cache. Os recursos destes plugins permitem técnicas como configuração de títulos em qualquer página do WordPress, integração com ferramentas oficiais do Google para webmasters, regras de indexação, alteração dos XML Sitemaps dos sites, criação de caminhos de navegação (breadcumbs), gestão e controle de RSS, paginação de posts, publicação de posts relacionados, ferramentas de controle de comentários em SPAM, integração entre as imagens de posts e o Facebook, controle e gestão de cache de blogs. Outro aspecto importante que auxilia ativamente na otimização do site para busca é a qualidade do conteúdo e a forma que ele é produzido para o site. Por meio de ferramentas é possível identificar os termos mais utilizados e procurados para quando for escrever sobre algum assunto possa identificar quais são estes conteúdos. O Yahoo Respostas auxilia a identificar assuntos que as pessoas estão buscando e questionando, ajudando a pautar conteúdos para posts em temas que o site pretende ser referência. Assim como o Google Trends e Insights permitem identificar os termos mais buscados no principal buscador da...
Leia MaisEDTED’11: como construir a sua marca pessoal nas redes sociais
O uso das redes sociais para o desenvolvimento de uma marca pessoal. Como usar o Twitter, Facebook, Foursquare, LinkedIn e outras redes a seu favor foi tema da segunda palestra da tarde do espaço Design e Marketing do EDTED Florianópolis 2011. Gustavo Loureiro foi o palestrante, professor da Infnet e ESPM. Loureiro apontou alguns recursos que as pessoas utilizam em busca de status, reconhecimento pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, os cuidados que é preciso ter no uso destas redes e o riscos que podem oferecer. O Orkut, mesmo em decadência no Brasil, foi abordado como um dos exemplos. As comunidades em que um usuário participa, por exemplo, podem servir como referência para demonstrar sua personalidade. E estas comunidades são utilizadas por recrutadores e responsáveis por contratar pessoas para identificar gostos e preferências dos candidatos, fazendo parte da imagem profissional que a empresa faz. O #lingerieday, ação em que usuárias do Twitter se mostram em fotos com roupas íntimas, também é citado por Loureiro como exemplo negativo de exposição que pode ter implicações tanto pessoais como profissionais. Ainda no Twitter, Loureiro aponta a importância da definição de uma bio (perfil) adequada do usuário. Ajudam a identificar o profissional, com as ressalvas que o palestrante aponta que muitas vezes as pessoas utilizam as redes para se mostrar como gostariam de ser, mesmo não condizendo com a realidade. Um dos caminhos que as pessoas podem seguir para a formação de uma reputação pessoal nas redes sociais é identificar e entender como as próprias marcas corporativas fazem uso das...
Leia MaisEDTED’11: busca no e-commerce, como funciona e como gerar resultados no Google
Como as buscas e as técnicas de otimização podem ser utilizadas a favor do seu e-commerce foi tema da primeira palestra da tarde do espaço Tecnologia e E-commerce do EDTED Florianópolis 2011. Falar sobre o tema foi tarefa do Tiago Luz, um dos idealizadores do Searchcast, podcast sobre busca na internet, analytics, SEO, entre outros assuntos. Foi consultor em diversos projetos na área de e-commerce, links patrocinados, otimização de busca para grandes clientes do mercado nacional. Atualmente é diretor da The UnderDogs, agência que atende clientes na área de e-commerce como Centauro, NetMovies, Adidas, Sony, Disney, entre outros. Luz abordou o comportamento do consumidor no e-commerce e como as empresas precisam ficar atentas a técnicas e percepções para ampliar a conversão no comércio eletrônico. Um dos aspectos destacados são as diferenças na aplicação de recursos como o Google Adwords e a busca orgânica do Google. O especialista mostrou o exemplo de busca de um smartphone para comora. Enquanto na busca orgânica os itens de busca de determinado produto estão difusos entre lojas virtuais e sites sem comércio eletrônico, o Adwords acaba sendo mais assertivo por fazer chamadas precisas e chamando a compra. Planejamento, uso de landing pages, usabilidade, compra de links patrocinados, testes a/b, funil de cadastros, velocidade para acesso das páginas, aplicação de cores. Luz apresentou várias técnicas que os programadores, profissionais de design e executiva de vendas precisam aplicar ao desenvolver e promover um e-commerce. Porém nada adianta o uso destas técnicas, segundo Luz, se o e-commerce não ter preço competitivo, prazo de entrega maior, frete mais caro. Integração entre mídias on e off line também deve ser planejada em campanhas para lojas virtuais. Ao promover um produto ou uma nova marca em uma mídia tradicional, a online precisa ser pensada para ser facilmente buscada ou chamada por meio de links patrocinados no buscador. O acompanhamento de temas que estão em evidência momentânea na mídia são oportunidades de desenvolvimento de campanhas expressas de links patrocinados que surpreendem quem está fazendo uma busca e contribuem na...
Leia MaisEDTED’11: de criação à design 360
Como a criação pode aprimorar o relacionamento e a defesa dos seus trabalhos frente ao cliente. Bruno Duarte, líder de projetos da A2C, agência digital com sedes em Joinville e São Paulo, abordou o tema na palestra De criação à design 360. Duarte foi o segundo palestrante do espaço Design e Marketing, do EDTED Florianópolis 2011. O profissional da A2C iniciou a palestra abordando de forma humorada como surgiu o cliente e como o desenvolvimento da economia e dos mercados, especialmente o de mídia, influenciou o relacionamento entre empresas e consumidores. O compromisso da publicidade com o cliente deve ir muito além do aspecto da criatividade. Segundo Duarte, é preciso mudar a forma de criar porque o cliente mudou a forma de consumir produtos e informações. Cannes não pode ser mais termômetro para o sucesso de uma ação com foco no cliente, aponta o profissional. Na criação, segundo Duarte, a metodologia é não ter metodologia; as informações são na sua maioria de ordem subjetiva, baseadas em feelings, vivências e experiências pessoais de cada profissional. Migrar de um estado de criação para o de design, já que o último utiliza as pessoas, reais, no centro do desenvolvimento de um projeto. O trabalho é realizado em equipe, com profissionais multidisciplinares. Tudo serve como documentação: configuração, concepção, elaboração e específicação. A pesquisa é fundamental e este conjunto de ações gera empatia por se colocar no papel do outro. Design 360 é um conceito que a A2C está desenvolvendo para mudar esta percepção de atendimento às necessidades reais do cliente. Ainda não é uma metodologia, nem uma fórmula mágica ou produto final – requer evolução. O conceito integra uma série de etapas de relacionamento e validação de projetos que está centrada na participação de todos os times de uma agência – do atendimento à criação, de forma multidisciplinar. Iniciação, kickoff criativo, designação, significação, diversão, documentação são as etapas propostas pelo Design 360. Os reports, ou seja, os comunicados aos clientes da evolução dos projetos, são constantes e facilitam o desenvolvimento e diminuem os riscos e os erros do entendimento e relacionamento cliente...
Leia MaisEDTED’11: email marketing em tempos de redes sociais
As mudanças do universo do email marketing diante das redes sociais. Com esta abordagem, o diretor da catarinense eCentry, Stamatios Stamou Jr., abriu as palestras do espaço Business da edição Florianópolis do EDTED, Encontro de Design e Tecnologia Digital. A eCentry é uma das pioneiras do email marketing digital brasileiro e atualmente investe seus esforços na área por meio da plataforma emailManager. Stamou Jr. iniciou a palestra negando um premissa já comum na mídia de que o email marketing está morrendo e as redes sociais estão acabando com ele. Segundo pesquisas, 41% dos usuários do Facebook se logam diariamente na rede social e os do Twitter, apenas 27%. Já o email, o percentual de usuários sobe para 87% que acessam pelo menos uma vez suas caixas de entrada pessoal por dia. Por outro lado, uma pesquisa da MarketingSherpa apontou que cada vez mais as pessoas estão utilizando as redes sociais para a comunicação pessoal, entre amigos e conhecidos, em detrimento do email. Porém para relacionamento entre consumidores e empresas, a mesma pesquisa aponta que a preferência é o correio eletrônico, onde o email marketing aparece como uma das melhores ferramentas, quando utilizado de forma adequada. Ferramentas como o Twitter, segundo Stamou Jr., tornam a comunicação muito efêmera diante do volume de informações que são compartilhadas, enquanto que o email permite uma leitura mais adequada e sistematizada. O desafio está na cultura do spam no email, as mensagens não solicitadas. O grande benefício do email marketing, que é o relacionamento cliente empresa, acaba sendo prejudicado quando utilizam esta ferramenta para comunicação não autorizada. Mas como integrar as redes sociais com as ações que as empresas promovem via email marketing? A eCentry, com o emailmanager, possibilitou que as redes sociais possam ser conectadas à ferramenta de disparo de email marketing. Ao enviar uma peça para uma base de clientes, automaticamente a mensagem é postada nas redes sociais, que permite que mesmo os usuários não assinantes por email, possam receber e acessar a informação compartilhada. Desta forma a empresa atinge um público que anteriormente não conseguiria atingir, já que as redes sociais, por vezes, possuem perfis de usuários distintos dos assinantes de email marketing. Stamatios Stamou Jr, diretor da...
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