Senior conquista CMMI Nível 3

A Senior, uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão empresarial do Brasil, com sede em Blumenau, anuncia a conquista da avaliação Capability Maturity Model Integration (CMMI) nível 3 para a área de Desenvolvimento de Produtos. A empresa, avaliada pela primeira vez em 2008, garantiu a conquista do modelo por três anos. Nesse período, a Senior implantou mudanças organizacionais e de processos, com o objetivo de aplicar melhorias e inovações nos projetos de software e, por isso, em 2011 a empresa passou por um processo de reavaliação sob o gerenciamento da diretora de Tecnologia e Produtos da Senior, Maria Tereza Ponzoni.

O CMMI é um dos modelos de qualidade para o desenvolvimento de software e sistemas mais utilizados no mundo. O nível 3 de maturidade é reconhecido pelos processos padronizados em toda a organização, incluindo procedimentos técnicos de engenharia de software, gerenciamento de projetos e treinamento organizacional. A avaliação oficial para a manutenção da certificação da Senior foi realizada entre 30 de maio e 3 de junho de 2011, período em que 33 pessoas foram entrevistadas e cerca de 1.000 documentos, entre planos de projeto e códigos fonte, foram auditados.

O grande desafio para a reavaliação foi incorporar um processo para os produtos que já haviam passado pelo ciclo de desenvolvimento e agora estavam no ciclo de vida de manutenção, mantendo a agilidade no atendimento das metas compromissadas com os clientes. Para se adequar a esse nível, foram realizados investimentos que incluíram diagnóstico, consultorias, elaboração de processos, treinamentos de profissionais, adequação de projetos e auditorias. Essa nova conquista comprova o fato de a Senior realizar projetos cada vez com mais precisão, produtividade e qualidade, adotando as melhores práticas de desenvolvimento e manutenção de software do mercado.

Maria Tereza Ponzoni, diretora de Tecnologia e Produtos da Senior

O CMMI é um modelo de referência para melhoria de processos de desenvolvimento de software criado pelo Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University. O modelo CMM foi concebido para atender a uma demanda do Departamento de Defesa Norte-Americano (DoD), que necessitava de um mecanismo objetivo para avaliar seus fornecedores de software. Entretanto, o CMM, e mais recentemente o CMMI, tornaram-se um padrão de mercado para mensurar a capacidade de entrega e a maturidade das empresas fornecedoras de software e serviços.

Sobre a Senior
SeniorA Senior é uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão empresarial do Brasil. As soluções de Gestão Empresarial (ERP), Gestão de Pessoas (RH), Gestão de Acesso e Segurança, Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica e Serviços são direcionadas a clientes de todos os portes e têm como objetivo garantir total domínio sobre informações e processos empresariais. Com matriz em Blumenau (SC), a empresa possui filial em São Paulo e unidades localizadas nos principais centros do País, atuando também no mercado latino-americano. Atualmente conta com cerca de 3 mil pessoas envolvidas – entre colaboradores, parceiros comerciais e canais de distribuição – e mais de 100 canais distribuídos pelo Brasil.

Focada na evolução desde a sua fundação, em 1988, a Senior investe no conhecimento de cada profissional, criando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e comercial para os seus colaboradores.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem