Startups catarinenses buscam experiência e investidores em missão ao Vale do Silício
Empresas selecionadas pelo programa de capacitação StartupSC, do Sebrae/SC, participam do TechCrunch Disrupt, maior evento global de startups, de treinamento com a APEX Brasil e visitam sedes de grandes empresas nos EUA
Sete startups catarinenses participam, a partir do dia 20 de setembro, de treinamento com a APEX Brasil, partem em seguida para o maior evento de startups do mundo, o TechCrunch Disrupt, e visitam grandes empresas dos Estados Unidos, como o Twitter e a Airbnb. O objetivo principal da missão no Vale do Silício, realizada pelo Sebrae/SC como parte do programa StartupSC, é possibilitar que as startups busquem novas experiências, aprendizados, cooperações e prospectem novos investidores.
A missão começa no dia 20, com o treinamento na APEX e segue a partir do dia 21 com o evento TechCrunch Disrupt. No dia 22 as empresas catarinenses ATAR, Desk14, Disruptiva e iBid irão expôr suas soluções. No dia 23 é a vez da QAMetrik, da Smarket e da Treasy. Além da exposição das tecnologias desenvolvidas pelas startups, o evento terá um espaço de troca de experiência com investidores e as 20 startups brasileiras que estão no Vale do Silício, com networking, paineis de inovação e de investimento.
Depois do evento, as startups catarinenses visitarão empresas norte-americanas e realizarão dois encontros: um abordará dicas para alcançar o crescimento da empresa e outro com a SoftLayer. No último dia da missão, 25, as empresas podem participar de uma discussão sobre o Brasil no século XXI, tratando de assuntos como o marketing digital, tendências de investimento, empreendedorismo e o papel do país na economia global.
Confira as sete startups catarinenses escolhidas pelo programa StartupSC, que representam o estado nos eventos e a importância da missão na visão dos gestores dessas empresas:
QAMetrik:
A QAMetrik é uma solução de gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos (Application Lifecycle Management – ALM) que pode servir de apoio a corporações ao redor do mundo, usuárias do sistema ERP SAP, para otimizarem investimentos na área de tecnologia da informação. A solução proporciona governança e visibilidade para os gestores de TI de empresas. Atualmente, a startup atende seis clientes: Hering, Duas Rodas, Zaffari, GVT, Tigre e Callcenter. Com a ajuda da solução desenvolvida pela QAMetrik, que já possui mais de 100.000 horas de desenvolvimentos otimizados, as empresas puderam reduzir mais de 90% dos custos de manutenção de seus programas ou softwares personalizados e específicos.
Nosso objetivo no Vale, além de divulgar nossa solução, é conhecer modelos de negócios bem sucedidos de ALM existentes na região e buscar investimento. Já temos agendado uma visita ao SAP Labs, com o objetivo de apresentar a solução à equipe de lá e estreitar a nossa parceria mais ainda. Também vamos nos reunir com possíveis representantes no mercado norte-americano.
Jean Carlos Possamai, CEO da QAMetrik.
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ATAR:
A ATAR, startup de de tecnologia financeira trabalha para melhorar a experiência de compras e pagamentos presenciais. A empresa é a pioneira na utilização de tecnologias vestíveis (wearable tech) no Brasil e lançou no maior evento de tecnologia para instituições financeiras da América Latina, o CIAB Febraban 2015, o primeiro wearable de pagamentos brasileiro. A empresa recebeu mais de R$ 400 mil em investimento e ganhou sete prêmios de reconhecimento por inovação e alto potencial de crescimento.
Queremos aprender mais sobre o mercado americano e como as empresas que são referencia em nosso setor estão operando. Nossa missão é melhorar nossa solução e abrir portas para para uma futura internacionalização.
Orlando Purim Junior, CEO da ATAR.
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Desk14:
A Desk14 é uma solução de colaboração na nuvem, que visa a aumentar o controle e baixar os cursos de atendimento a clientes e gestão das equipes de pequenas e médias empresas. A plataforma SaaS de helpdesk e gestão de tarefas e documentos foi lançada em fevereiro deste ano e desde então, apresenta um crescimento média de 80% mês a mês, com mais de 200.000 chamado e tarefas por mês na plataforma. Hoje, mais de 900 pessoas e 400 empresas já utilizaram a solução.
A Desk14 precisa de parcerias mundiais e conhecimento para realizar o crescimento geométrico projetado e foi concebida com o mercado global em mente. Esperamos conseguir absorver ao máximo a cultura campeã local nesses 10 dias de imersão, além do networking. Também queremos conhecer investidores para as próximas rodadas de investimento.
Anderson Fagionato, CEO e co-fundador da Desk14.
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Disruptiva:
A Disruptiva – Franchise Intelligence oferece um serviço de inteligência de negócios que envolve toda a rede de franquia: do franqueador ao franqueado. A plataforma digital de Big Data Analytics apresenta dados detalhados sobre vendas, compras e estoque, que podem ser comparados com períodos, metas e médias. O aplicativo também mantém históricos de vários anos disponíveis para consulta.
A Disruptiva pretende aproveitar a oportunidade para buscar novos parceiros, tanto tecnológicos, para evoluir a plataforma e aumentar o poder de análise e impacto da tecnologia, quanto comerciais, que podem apoiar os nossos planos de internacionalização da solução Franchise Intelligence.
Denilson Agostinho, CEO da Disruptiva.
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iBid:
A iBid It Solution desenvolveu uma plataforma para automação e economia na gestão de suprimentos. A solução produzida possibilita o suporte do processo de compra de materiais e serviços, gerenciando a comunicação e a negociação entre compradores e fornecedores. Hoje, 38 clientes utilizam a plataforma. São mais de 100 mil fornecedores registrados e R$ 20 bilhões negociados desde 2013.
A iBid tem ambições globais e um evento como esse será uma excelente validação para nossos planos e uma oportunidade de conhecer pessoalmente potenciais parceiros. Vamos divulgar a marca e ver a aceitação que uma solução estrangeira tem no mercado americano. Queremos gerar leads para nosso plano de expansão.
Eduardo Heidrich, CPO da iBid.
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Smarket:
Uma solução para auxiliar o varejista a escolher os melhores produtos para entrar em oferta, utilizando como base dados como custo do produto, estoque e venda média. Esta é a inovação desenvolvida pela Smarket Solutions. Duas grandes redes de varejo catarinense que, juntas, somam um faturamento de R$ 1 bilhão de reais, já utilizam a solução da empresa. Ao todo, são 53 usuários, que definem mais de 1000 ofertas por mês.
A missão é extremamente pertinente ao nosso momento. Identificamos, por meio de uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria, que escolher a oferta que maximiza o lucro é um problema global. Com a viagem, vamos conhecer outras soluções e tecnologias focadas no varejo e assim fechar parcerias e melhorar o nosso sistema, além de buscar investidores interessados em nos ajudar.
Marcela Graziano, fundadora da Smarket.
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Treasy:
Facilitar o planejamento financeiro e orçamentário de pequenas e médias empresas. Esse é o principal objetivo da Treasy, que desenvolveu a primeira solução de planejamento e controladoria do Brasil comercializada no modelo SaaS (software como serviço) e totalmente online. O Treasy foi lançado no final de 2013 e desde então está se tornando referência no mercado de gestão. No último ano, a base de clientes da startup cresceu em média 65% ao mês.
A Treasy é o primeiro SaaS brasileiro para Planejamento Financeiro e Orçamento Empresarial no modelo self-service. Mas, esse é um modelo bastante difundido nos EUA. Queremos conhecer mais de perto alguns players deste mercado para entender os desafios e obstáculos encontrados para tornar escalável um negócio tradicional e complexo.
Gilles B. de Paula, CEO da Treasy.