Startups: como aceleradoras corporativas ajudam a superar concorrência precoce
Por Alexander Prado, coordenador do programa Inove Senior e CEO da Acceleri ? Aceleradora de Projetos Sabemos que o acesso ao mercado é a ?hora da verdade?? para as startups. Afinal, não basta ter uma ideia inovadora bem executada se ela não chegar ao público almejado. Esse momento é cada dia mais crítico em decorrência de um processo conhecido como commoditização da tecnologia, que gera concorrência precoce para empresas que ainda estão aprendendo a se colocar no mercado. O termo commoditização da tecnologia é utilizado para caracterizar o aumento da facilidade e diminuição dos custos para se desenvolver um novo produto tecnológico – especialmente softwares. Como reflexo, ao menor sinal de sucesso de uma startup, o mercado vê surgir uma enxurrada de produtos/serviços similares, fazendo com que os empreendedores enfrentem concorrência antes mesmo de ganharem destaque e colherem os frutos do seu pioneirismo. Nesse cenário, há muita oferta de produtos e serviços iguais ou semelhantes, sem diferenciais competitivos que os tornem únicos em seus respectivos mercados. E se o segmento for mais sensível ao preço do que à entrega de valor agregado ou outros diferenciais, o problema se agrava. Escalar uma solução e rapidamente ganhar mercado é um dos principais desafios para qualquer startup, e uma questão de sobrevivência num cenário de commoditização tecnológica. Investir em marketing e apostar no networking podem ser ações interessantes nesse sentido, mas o tempo necessário para que gerem resultados concretos pode torná-las tão indispensáveis, como insuficientes. Já a proposta das aceleradoras corporativas ajudam as startups a superar a concorrência precoce de forma mais consistente. Ao firmar uma parceria com uma empresa já estabelecida, por meio desse formato de aceleração, a empresa iniciante pode usar reputação e carteira de clientes já consolidadas para ter acesso e rapidamente conquistar uma fatia do mercado. A commoditização dos serviços de TI também impõe uma dinâmica diferente nos processos de compra e venda de soluções. As linhas de negócios participam ativamente na decisão dos novos projetos de tecnologia, sem passar necessariamente pelo aval do CIO da companhia. Desse modo, contar com o know-how e com contatos pré-estabelecidos por uma empresa já conhecida pode ser um fator decisivo para as empresas nascentes. Ou seja, uma aceleradora corporativa pode ser a ‘madrinha’ que qualquer startup quer e precisa no seu...
Leia MaisStartup SC faz parceria com Inove Senior
Iniciativa do Sebrae/SC, que já capacitou 80 startups no estado, une esforços com primeira aceleradora corporativa catarinense A tendência mundial de venture capital – quando grandes empresas assumem o lugar do investidor de startups – agora é um dos braços de atuação do programa Startup SC, que já capacitou 80 empresas nascentes em Santa Catarina. O primeiro passo foi dado a partir da parceria com o programa de aceleração corporativa Inove Senior, empresa referência em desenvolvimento de softwares de gestão no Brasil, e que está selecionando até 10 ideias para serem aceleradas. De acordo com o diretor de Marketing e Produto da Senior, Alencar Berwanger, a parceria vai otimizar o tempo de capacitação do programa de aceleração, aproveitando a expertise e a credibilidade do programa coordenado pelo Sebrae/SC, que está com inscrições abertas para a 5ª turma. A ideia agora é aproximar os empreendedores das grandes empresas do setor de tecnologia de Santa Catarina, além de investir na qualificação de seus negócios. Para Alexandre Souza, coordenador do Startup SC, a grande vantagem de investir em um negócio nascente fora da estrutura da empresa é mantê-lo livre dos controles e processos burocráticos que são necessários às grandes organizações, mas que tiram a flexibilidade e dinamismo dos negócios nascentes. Na prática, a parceria inicia com a participação do coordenador do Startup SC na banca de avaliação das ideias pré-selecionadas para a aceleração – a primeira etapa da seleção encerrou no dia 10 de fevereiro. Todas as startups selecionadas pela Senior terão acesso ao Programa de Capacitação Startup SC, no qual poderão participar de uma série de workshops, palestras e sessões de mentoria, ministradas por consultores do Sebrae/SC, no período de dois meses. Nas startups, há menos hierarquia, menos processos estruturados e muito jogo de cintura para permitir a configuração do modelo de negócio, na medida em que ele vai se constituindo. Quanto maior o grau de inovação do produto ou do modelo de negócio, maior é a necessidade de se manter longe das estruturas existentes das corporações Alexandre Souza, coordenador do programa Startup SC. As ideias selecionadas pela Senior também terão acesso aos benefícios oferecidos pelos parceiros do Startup SC, como: créditos para utilização da plataforma AWS, assinatura grátis na ferramenta de gestão empresarial ContaAzul, assinatura grátis na ferramenta de envio de emails SendGrid, assinatura grátis na ferramenta de atendimento ao cliente Zendesk, desconto do software de gerenciamento de marketing digital RD Station, entre outros....
Leia MaisSegware quer avançar na América Latina em 2015
Líder nacional do setor, que consolidou atuação na Colômbia e Equador, mira agora o mercado chileno A Segware, multinacional líder em monitoramento eletrônico de alarmes sediada em Florianópolis, busca expandir o foco para além do Brasil e prestar mais atenção nos países vizinhos. Ainda no ano passado, a empresa fechou contrato para fornecer sua tecnologia para mais de 8 mil pontos na Colômbia. No Equador, o sistema já está instalado em mais de 15 mil pontos corporativos. Um dos objetivos agora é entrar no promissor mercado do Chile. O mercado chileno é um dos maiores da América Latina. Estima-se que existam mais de 250 mil contas monitoradas no país. A Segware já iniciou os contatos com as empresas da região e espera avançar ao longo deste ano. Compreender o mercado e analisar o que é necessário adaptar no sistema para atendê-lo é primordial Luiz Henrique Bonatti, presidente da Segware O país onde a expansão latinoamericana da Segware está mais consolidada é a Colômbia. Por lá, duas grandes empresas de segurança já utilizam os produtos da empresa catarinense: a Fortox e a Smart Security. No Equador a atuação da Segware também já é forte. Os sistemas desenvolvidos pela empresa como o Sigma Security Suite, Sigma D-Guard e do RedCall estão presentes em 15 mil pontos corporativos da Câmera de Comércio de Quito e da Cisepro....
Leia MaisPMI: eventos nas cidades polo de SC
Gerentes de projeto promovem encontros para networking em Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó e Criciúma O Project Management Institute de Santa Catarina (PMI) promove em março uma série de eventos pelas principais cidades do estado para levar capacitação e promover networking entre os profissionais que atuam no gerenciamento de projetos. De Norte a Sul, passando pelo Vale do Itajaí, Capital e Oeste, os happy hours que o PMI organiza nas cidades polo catarinenses vão unir capacitação – com mini palestras envolvendo novidades e tendências do setor – e oportunidades para relacionamento e networking entre os profissionais. O primeiro evento acontece em Joinville, no dia 04 na Adega Di Bacco, e vai contar com palestra do Empreendedor Endeavor José Rizzo Hahn Filho, que abordará o papel do Gerente de Projetos em um ambiente de inovação permanente. No dia 06, é a vez de Blumenau receber o happy hour do PMI, na sala de eventos do Sicoob/Blucredi (Parque Vila Germânica) – na ocasião, o consultor Miguel Rivero Neto vai debater os indicadores de performance em projetos. Nas semanas seguintes, a programação do PMI segue para Criciúma (10), com palestra promovida pela EMA Software sobre “Projetos como Processos”, no Little Hell; em Florianópolis, o encontro do dia 11 na Mercearia do Vinho terá palestra do presidente do PMI SC, Luiz Henrique Brillinger, abordando como o gerenciamento de projetos pode ser decisivo para o sucesso das organizações. Chapecó, no Oeste, encerra o ciclo de eventos com happy hour no dia 12 – o palestrante, Thiago Reis, vai abordar ferramentas para planejamento, gestão e controle usando o Project Builder. Os encontros marcam também a abertura do calendário de eventos da entidade em 2015, que incluirá uma série de eventos regionais e terá como principal data o Congresso Estadual de Gerenciamento de Projetos, que acontece em julho na Capital e que deve contar com a presença de centenas de profissionais do estado. A demanda por gerentes de projetos está em alta no Brasil. Segundo o PMI Brasil, serão necessários até 2020 cerca de 1,3 milhão de profissionais para atender à demanda do mercado – o país tem hoje a quinta maior demanda por gerentes de projeto no mundo. Saiba mais: www.pmisc.org.br...
Leia MaisCom novo sócio, Pip! quer atingir um milhão de usuários até 2016
A Pip!, startup criada em Jaraguá do Sul (SC) e que criou um caderno de receitas digital, anuncia a chegada de um novo sócio – o empresário Eduardo Klein, de Curitiba (PR) – e os planos de expansão da plataforma, que espera chegar a 1 milhão de usuários até 2016. Criada como um caderno de receitas digital, similar ao Instagram, para postagem de fotos e receitas de pratos, a plataforma já recebeu investimento de R$ 1,2 milhão e espera saltar dos mais de 100 mil usuários para 1 milhão em 2016. Do total, 85% são brasileiros de todos os estados e 15% de estrangeiros, compostos por mulheres e homens com idades entre os 18 e os 55 anos. A equipe do novo sócio será responsável por desenvolver modernas ferramentas de criação de software, aumentando o desempenho, a velocidade e melhorando a experiência do usuário. O novo visual da plataforma deverá ir ao ar ainda em fevereiro. Será uma experiência natural, fluída com a redução de cores e linhas e de tudo que tire a atenção dos frequentadores Guido Jackson empreendedor do Pip! Empresas e blogueiras têm utilizado a Pip! para aprofundar conhecimentos, divulgar trabalhos e produtos e identificar comportamentos e oportunidades. Na plataforma, as empresas podem criar perfis, postar receitas, abrir novos canais diretos com os consumidores. Além disso, é possível fazer pesquisas, enquetes, criar concursos, atividades interativas, cupons de descontos em ações pontuais e promoções instantâneas....
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