OlhóSEO 2012: SEO e redação de notícias
Um dos palestrantes do primeiro dia do OlhóSEO 2012, realizado nesta sexta-feira (4) no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis foi o jornalista Klaus Junginger, que oferece cursos de SEO para redatores e colegas de profissão. Ele falou sobre a importância da incorporação de técnicas de search no dia a dia das redações e enfatizou as diferenças entre escrever para jornais e revistas e para a internet. ? preciso pensar nos mecanismos de busca, pelos quais os internautas procuram informações.O buscador não é inteligente, não tem senso de humor e precisa de palavras-chave e palavras relacionadas para entender o tópico de uma reportagem. Para alcançar o sucesso é preciso mostrar com competência o seu conteúdo, não é apenas ?enganar o robô do Google?. SEO é interação com o usuário, é escrever pensando no que as pessoas procuram. Klaus Junginger, jornalista Para Junginger, é importante conseguir inserção no Google News, o agregador de notícias do Google. Para isso, ele listou algumas ações que ajudam a alcançar esse objetivo: ser autoridade no assunto, estar presente em redes sociais, ser citado por outros site, ter textos de autoria e de alta qualidade, entre outros. O uso de palavras-chave em títulos e textos foi ressaltado durante toda a palestra. Por Nayara D?Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO...
Leia MaisOlhóSEO 2012: o processo do Web Analytics
Sexta-feira (4) foi o primeiro dia do OlhóSEO 2012, realizado no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O web analytics foi o assunto da segunda palestra, ministrada por Ruy Carneiro, sócio-Diretor da WA Consulting, presidente do Comitê de Web Analytics do IAB-Brasil e membro da WAA ? Web Analytics Association. Para ele, o processo de análise muda com o tempo e hoje ficar apenas observando gráficos e números não é a melhor estratégia ? o que importa é se preocupar com o conteúdo, as mídias sociais e as tags. A brincadeira agora mudou. O foco deixa de ser apenas o analytics e se torna algo muito mais amplo. Ainda vejo muitas agências preocupadas com o pós-clique. Mas é mais que isso, é necessário analisar o comportamento do consumidor, a análise de processo de melhoria, de valor. Essa mudança é muito brutal, mas é necessário ter o entendimento do que o cliente precisa. Ruy Carneiro, sócio-diretor da WA Consulting Para Carneiro, o processo de análise só funciona quando se sabe o que o cliente quer. Após entendê-lo é que vem a implementação de ferramentas e integração de serviços. Depois, a análise de resultados, estatísticas de melhoria e, por fim, as recomendações. A ferramenta que deve se adaptar ao cliente, não o contrário. Se você faz o seu cliente ganhar dinheiro, ele deixará você fazer o que quer no site dele. ? preciso entender que aquele site maravilhoso que criamos um dia não ficará igual para sempre. Por Laryssa D?Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO...
Leia MaisLei Municipal de Inovação será sancionada nesta segunda
O Prefeito Dário Berger irá sancionar nesta segunda-feira, dia 07 de maio, a Lei Municipal de Inovação de Florianópolis. A Lei 1.143/2011, aprovada na Câmara de Vereadores no dia 17 de abril, institu instrumentos de apoio e estímulo ao desenvolvimento do polo tecnológico, da indústria do conhecimento e dos empreendimentos inovadores de Florianópolis. A cerimônia de sanção da Lei contará com a presença de entidades representantes do setor tecnológico, instituições de ensino e pesquisa e outros agentes da Capital da Inovação. Entre as principais ferramentas da Lei para estimular o desenvolvimento do município estão o Fundo Municipal de Inovação e o Programa de Incentivo à Inovação. Esses dois instrumentos possibilitarão o investimento em projetos inovadores de interesse da cidade. De acordo com as estimativas do orçamento municipal para o ano de 2013, esses recursos podem alcançar R$ 15 milhões. Além da destinação de recursos, a Lei Municipal de Inovação prevê também a instituição de instrumentos como o Sistema e o Conselho Municipal de Inovação, os Arranjos Promotores da Inovação, a Rede de Escritórios de Projetos de Inovação, o Plano de Sustentabilidade e o Plano de Inovação do Executivo Municipal. A Lei Municipal de Inovação é um marco para o desenvolvimento econômico sustentável de Florianópolis, pois o município assume o compromisso de investir no conhecimento e na inovação para solucionar os problemas da cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Carlos Roberto De Rolt, secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável Regulamentação Com a sanção da Lei, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável iniciará a elaboração do regulamento dos instrumentos criados. A proposta do regulamento também será disponibilizada na internet para receber sugestões da sociedade, de forma colaborativa, transparente e...
Leia MaisOlhóSEO 2012: Até onde vai o trabalho de SEO
Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar SEO que atua com Marketing Online e estratégias para web no mercado mineiro, foi o primeiro palestrante do OlhóSEO 2012, iniciado na sexta-feira (4), no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Ele abriu as discussões falando sobre o tema protagonista do evento: a otimização para mecanismos de busca. Nascimento começou a palestra refletindo sobre a importância do posicionamento dos sites nas buscas e como se manter lá. Para otimizar a taxa de conversão, ele diz que o importante é focar nos resultados, e não no posicionamento. Deve-se trabalhar, analisar e testar diversas formas de apresentação de um produto ou serviço em uma página para medir seu sucesso. E o que devemos analisar? A linguagem utilizada, as imagens e o call to action. Trabalhando bem com esses três tópicos já é possível aumentar bastante os resultados. Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar SEO Nascimento defende o uso da técnica E.D.N.A. ? emoção, desenho, nós e ação ? para atrair os clientes e melhorar os resultados. De acordo com ele, sua utilização está relacionada com uma área de importância: a emoção com as lembranças que o produto ou serviço pode trazer para a pessoa, o desenho com as imagens e fotos que deixam a visualização mais agradável, o nós com o envolvimento da pessoa com o conteúdo e a ação com o call to action. Hoje não podemos pensar em apenas criar conteúdo, é preciso humanizá-lo. ? preciso convencer o usuário que seu site é a melhor opção. A satisfação gera o curtir, o tweet, as menções para a empresa. Para mim, SEO é estratégia, criatividade e inteligência competitiva. Por Laryssa D?Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO...
Leia MaisMarketing digital para empresas de tecnologia
por Eric Santos Sempre foi uma crítica aos empreendedores de tecnologia, especialmente aqui em Santa Catarina, saber fazer produtos de ótima qualidade técnica mas não saber como vendê-los de forma eficiente e em escala. Durante muitos anos o grande culpado disso era o investimento insuficiente em Marketing. Os gestores – em geral mais analíticos e pragmáticos – não acreditavam que gastos com propaganda orientada para criação e fortalecimento da marca pudesse trazer resultados de negócio dentro de um prazo razoável. Parte disso era e continua sendo bastante justificável. As ofertas de publicidade que as agências e os veículos de mídia sempre tentaram vender são muito vinculadas a cases e exemplos de ações de Marketing para grandes marcas, que além de disporem de uma verba enorme para publicidade, em geral são empresas B2C de massa. Enquanto isso, a realidade das empresas de tecnologia, B2B em sua maioria e com orçamento limitado, é bastante diferente. De um lado a verba reduzida impõe a necessidade de um retorno concreto sobre cada ação executada. Do outro, o processo de venda B2B é complexo, tem um ciclo de venda bem mais longo e exige que o vendedor estabeleça uma posição de autoridade e credibilidade perante o cliente sobre o tema do seu negócio. Isso originou na criação de uma maneira diferente de fazer Marketing e Vendas B2B, que veio de fora do Brasil e aos poucos foi sendo absorvida pelas empresas de tecnologia daqui. A “receita de bolo” era clara: do lado do Marketing, buscava-se gerar demanda principalmente através compra de mídia em veículos especializados, ações de assessoria de imprensa e investimento na participação em eventos do setor (stands, palestras, patrocínio, etc.). Já no lado de Vendas, os representantes comerciais se esforçavam para prospectar e qualificar potenciais clientes através de diversas fontes (maioria delas externas à empresa), e depois buscavam conduzir o processo de venda provendo informações apenas favoráveis e tentando empurrar o cliente para uma tomada de decisão mais rápida. No entanto, a Internet modificou esse cenário radicalmente. O processo de compra hoje começa com o próprio cliente, que tem acesso a infinitas fontes de informação e conhecimento sobre o seu mercado. Depois de reconhecer o problema, o cliente pesquisa por possíveis soluções e utiliza diferentes indicadores – cada vez mais sociais (avaliações e recomendações) – para escolher um fornecedor. Só então, munido de informações suficientes, procede com o processo de compra, buscando apoio quando (e se) necessário de um “facilitador” do outro lado. Vale ressaltar que essa pesquisa de alternativas acontece mesmo quando é uma boa abordagem de prospecção de um vendedor que desperta no cliente o conhecimento do problema e a vontade de solucioná-lo. Neste cenário, cabe à área de Marketing estimular o reconhecimento do problema por parte do público-alvo, garantir que a empresa seja encontrada e bem avaliada quando o cliente procura pela solução, e principalmente cada vez mais gerar Leads qualificados (perfil e intenção de compra) para a área comercial. Isso torna o Marketing Digital um pouco mais complexo, mas ao mesmo tempo muito mais poderoso. Algumas das principais vantagens do Marketing Digital: ? altamente mensurável: é possível saber de forma precisa qual a efetividade de cada ação e canal, muitas vezes com um grau de detalhe muito impressionante, como por exemplo, qual foi a contribuição de uma keyword...
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