Últimas Notícias

TISC transmite ao vivo lançamento da Secretaria de C&T de Florianópolis

O blog Tecnologia e Inovação Santa Catarina traz mais uma novidade nesta sexta-feira. Faremos nossa primeira transmissão ao vivo em vídeo de um importante evento do setor tecnológico catarinense. ? o lançamento do plano de ações e assinatura do termo de compromisso de gestão da recém-criada Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, notícia publicado aqui, em primeira mão, há duas semanas. A cerimônia na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) contará com a presença do prefeito Dário Berger, do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, de lideranças empresariais e acadêmicas, além do secretário da pasta, Carlos Roberto De Rolt, do secretário adjunto, Alcides Andrade e do superintendente do IGEOF, Guilherme Pereira, que assinam o termo. Na cobertura de mais um evento do setor tecnológico catarinense, o TI Santa Catarina optou em utilizar um sistema de streaming de vídeo para viabilizar a transmissão. Será feito, em caráter experimental, por uma conta do UStream.tv e estará disponível no topo da coluna direita e também dentro do Coveritlive, ferramenta que mais uma vez será utilizada para uma cobertura colaborativa do evento, assim como foi no EDTED e no Gameway. Os usuários do Twitter poderão contribuir fazendo seus comentários sobre o evento. Para isso, basta acompanhar a transmissão em vídeo e comentar no Twitter utilizando a hashtag #tisc. Os micro-posts de até 140 caracteres aparecerão automaticamente na capa do blog TI Santa Catarina ou logo abaixo, neste post. Participe! Lançamento Secretaria C&T...

Leia Mais
Pixeon e Canon juntas na área médica
jun24

Pixeon e Canon juntas na área médica

Uma das características mais marcantes do polo tecnológico de Santa Catarina e, em especial, de Florianópolis é a diversificação de negócios e tecnologias aqui desenvolvidos. As empresas são criadas de uma necessidade específica de um nicho de mercado – acabam se desenvolvendo, especializando e se tornando referências nos segmentos que atuam. ? o caso da Pixeon, empresa da capital catarinense especializada no desenvolvimento de soluções para digitalização de imagens médicas. Nascida na incubadora MIDI Tecnológico, a Pixeon tornou-se referência no segmento médico em um mercado com players multinacionais. O trabalho realizado pela catarinense despertou uma destas gigantes, que de concorrente tornou-se parceira: a japonesa Canon. Reconhecida mundialmente por seus equipamentos fotográficos e de imagens digitais, a Canon passou a atuar também desenvolvendo equipamentos para a área médica, por conta de seu expertise no tratamento de imagens. A multinacional encontrou na Pixeon a parceira ideal para ampliar a atuação neste segmento. A aposta está na solução PixPrint, um servidor para gerenciamento de impressões e documentação de exames. Atualmente a maioria dos sistemas existentes de armazenamento e comunicações de imagens, chamados de PACS, não contemplam o módulo de impressão de exames em papel comum, sulfite. A Canon tem no mercado equipamentos que se destacam pela qualidade, relação custo-benefício e garantia da marca. Atuando nesta mesma seara, a Pixeon prioriza esses parceiros, que garantem aos seus clientes uma solução de confiança, reconhecida e aprovada pelo mercado. Karyne Lentz, gerente comercial da Pixeon Esta tecnologia traz grandes vantagens para um dos setores mais tradicionais em imagens médicas: o da radiologia. Um único exame é capaz de gerar centenas de imagens e os tradicionais filmes radiológicos ainda é o recurso mais utilizado e que gera diversos passivos, principalmente ambientais na revelação. Trocar as chapas de raio-x pelas folhas de papel, além de mais sustentável, reduz os custos de clínicas médicas e hospitais na prestação deste tipo de serviço. Com a parceria, nos consolidaremos como provedores de soluções para o segmento de diagnóstico por imagem, reconhecidos pela qualidade e pelo entendimento das necessidades de nossos clientes. A Canon tem grande preocupação com sua imagem e ter parceiros de destacadas qualidades, reconhecidamente apontadas pelos seus clientes, nos fizeram escolher a Pixeon. Carlos Pereira, supervisor nacional de revendas Canon No Brasil desde 1974, a Canon se destaca pelo desenvolvimento de tecnologia de gerenciamento de documentos e de imagem e pela fabricação de uma ampla variedade de produtos. A empresa japonesa tem atuação em mais de 200 países e faturamento na ordem dos US$ 34 bilhões. Aqui no país, conta com infra-estrutura própria e uma rede de revendas responsável pela distribuição de toda a linha de soluções corporativas. Já a Pixeon é pioneira no país, com tecnologia 100% nacional, no desenvolvimento de sistemas capazes de captar, armazenar, manipular e distribuir toda e qualquer imagem médica em redes de computadores. Fundada no MIDI Tecnológico, instituição da ACATE e do SEBRAE-SC, foi considerada em 2008 a melhor empresa graduada, ou seja, criada numa incubadora, pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec. Com informações da assessoria de imprensa da...

Leia Mais
BipMe.tv: tá na hora de ver seu programa
jun22

BipMe.tv: tá na hora de ver seu programa

Semana passada destacamos aqui no TI Santa Catarina uma rede social de marcas criada por uma empresa de Joinville. Desta vez, trazemos mais um projeto movido por mídias sociais, criado por empreendedores de Florianópolis. ? o BipMe.tv, portal desenvolvido para quem gosta de assistir televisão e não quer perder a hora de exibição de seus programas preferidos. O site será lançado oficialmente em julho e nos últimos meses já está disponível em versão beta. No BipMe.tv, os usuários não tem só a opção de acompanhar a programação dos principais canais de TV aberta e por assinatura do Brasil. Ele permite que seja enviado lembretes por SMS ou e-mail avisando o início de determinado programa e também reúne informações extras como vídeos, fotos, blogs relacionados. Dentro do BipMe.tv, é possível publicar comentários e interagir com outros “bippers” na rede social do site, que é inspirada no Twitter. Nele, usuários seguem e podem ser seguidos por suas afinidades. Inclusive o sistema está integrado com o famoso micro-blogging – um comentário sobre determinado programa feito no Twitter é automaticamente transposto para o BipMe.tv, permitindo um ganho exponencial de conteúdo colaborativo no portal. O modelo de negócio do novo site é ainda sigiloso, mas consiste em um sistema próprio e inovador, baseado no conceito de nano-targeting. Ou seja, é a comunicação e o marketing interagindo pontualmente com seu público alvo, de uma forma contextualizada com o conteúdo editorial. O usuário não irá desembolsar nada para utilizar o portal, porém existirão também modalidades pagas, para ter acesso a mais recursos do sistema. Como ferramenta de marketing, o BipMe.tv tem a capacidade ímpar de entregar o conteúdo dos anunciantes e patrocinadores dentro do contexto do conteúdo e do serviço do alerta e por isso com alta pertinência através da estratégia do Nano-Targeting, onde os dados demográficos, dados geográficos, dados de preferência dos usuários se cruzam com a informação que o BipMe detém com exclusividade, o conhecimento prévio sobre o horário em que o usuário irá assistir o programa selecionado. Luciano Santa Ritta, diretor do BipMe.tv As primeiras conversas com emissoras de TV e outros portais já iniciaram. O Bipme.tv pretende desenvolver um intercâmbio de conteúdo com as próprias emissoras, portais de conteúdo de TV, guias tradicionais e até publicações impressas. Estes detalhes devem estar presentes na próxima versão do portal. Pesquisa A equipe da BipMe.tv desenvolveu uma pesquisa que teve mais de 4 mil formulários respondidos, em todo o país, que demonstrou a viabilidade do negócio. Segundo a empresa, 85% das pessoas só sabem dos horários e das novidades sobre os programas quando estão em frente à TV, assistindo as chamadas. A pesquisa demonstrou também que os telespectadores passam em média 3 horas por dia em frente à TV. Experimente o BipMe.tv O portal liberou um código promocional para leitores do TI Santa Catarina poderem testar a ferramenta. Ao realizar o cadastro, no campo promocode, utilize o código BLT283. O número de adesões a este código é...

Leia Mais
Tecnologia de SC na passarela da SPFW
jun20

Tecnologia de SC na passarela da SPFW

A Fundação Certi e o Instituto Sapientia estrearão na passarela da São Paulo Fashion Week neste sábado, às 19h. As entidades com sede em Florianópolis foram parceiras do coletivo de criação OESTUDIO, do Rio de Janeiro, numa coleção de primavera 2009 que mistura moda e tecnologia. A curiosa associação resultou na coleção EU TE HEMO. Os catarinenses entraram com soluções multimídia para o desfile, enquanto o pessoal do OESTUDIO cuidou do design. Apesar do mistério, dá pra adiantar que as peças utilizadas pelas modelos trarão superfícies interativas (O TISC vai atualizar este post com imagens e vídeo dos desfiles). A ideia por trás da coleção é, segundo os estilistas cariocas, estimular a consciência criativa sobre doação de sangue. Ela surgiu de uma primeira conversa com o Centro Hematológico do RJ (Hemorio), em fevereiro, que buscava ajuda para a causa. Além das roupas, a coleção inclui um site cujo objetivo é por em contato doares e pessoas que precisam de sangue. Pensando que podemos promover a inovação em praticamente todos os segmentos, fizemos esta parceria e juntos estaremos apresentando um novo conceito de moda/tecnologia na SPFW. Ricardo Teixeira, diretor do Centro de Convergência Digital da Fundação...

Leia Mais
Joinvilenses lançam rede social de marcas
jun19

Joinvilenses lançam rede social de marcas

A primeira rede social focada no relacionamento entre pessoas e marcas inaugura uma nova categoria do TI Santa Catarina: a Made in SC. Aqui destacaremos empresas do Estado que sejam pioneiras em algum segmento, se destacam por sua especialização e nicho de atuação ou tenham grande potencial de expansão nacional e até internacional. A Drimio ? cujo nome vem do inglês Dream – é a realização do sonho de um grupo de amigos que decidiu criar um espaço na web onde os consumidores pudessem encontrar todo o conteúdo disponível sobre suas marcas preferidas, saber o que os fabricantes estão falando e trocar informações sobre produtos e serviços com outros consumidores. Voltada para todos os tipos de públicos, a rede tem como principal objetivo criar identificação entre pessoas para compartilharem suas preferências e experiências em relação às marcas. Trata-se de um espaço para agregar consumidores por meio da afinidade com as marcas que consomem. Até o TI Santa Catarina já ganhou espaço na rede, criado por uma usuária do portal e não por nossa equipe. O desejo de seus idealizadores é fazer da Drimio um grande hub de conteúdo com a ajuda dos drimers ? como são chamados os usuários da rede. Eles serão os principais responsáveis por popular a rede com vídeos, fotos, artigos, blogs, materiais de outras redes sociais, fóruns, entrevistas com especialistas de mercado, além de representantes das marcas. Além disso, a rede reunirá ?hotsites??, lançamentos, propagandas e campanhas, exclusividades e eventos culturais e esportivos patrocinados pelas marcas. Buscando conteúdo de seu interesse, os usuários descobrirão mais pessoas com as quais compartilha afinidades, gerando um círculo de amizades virtuoso. No mundo offline, as pessoas já se reúnem para trocar informações sobre produtos e marcas. A partir de agora, os consumidores contam com a tecnologia 2.0 para ampliar estas discussões. Salomão Casas, diretor e idealizador da Drimio Antes do lançamento, a Drimio realizou um beta test com 200 participantes, que colaboraram com novas ideias e sugestões. Paralelamente a isso, a rede contou com uma pesquisa de percepção realizada pela Pólvora Comunicação para levantar o que os usuários esperam de uma rede social cujo foco são marcas. A pesquisa apontou que, entre os atributos mais importantes, a interação com conteúdo específico é o ponto que mais deve motivar os consumidores a fazerem parte dela. Sobre a Drimio A Drimio é primeira rede social focada no relacionamento entre pessoas e marcas, cujo objetivo é reunir consumidores por meio da afinidade com as marcas que consomem. Trata-se também de um canal de comunicação dos usuários ? chamados de drimers – com suas marcas preferidas, para as quais podem propor melhorias e dar sugestões, além de receberem informações sobre promoções, informações sobre eventos, curiosidades, notícias de produtos e muito mais. Com informações da assessoria de imprensa da...

Leia Mais