T-learning: aprendizado pela TV digital
por Guilherme Lopes Com o advento da TV Digital os telespectadores têm à disposição não só um conteúdo permeado por aplicações interativas, como um meio evoluído para obter informação, inclusive a de aspecto educativo. A internet já é uma realidade no que se refere a ambientes digitais de aprendizagem. No entanto, há uma parcela da população que ainda não possui computador ou ainda tem uma certa resistência ao uso da ferramenta. Desse modo, por meio do T-learning (ou Television Learning) será possível ter acesso a um conteúdo educacional, auxiliado por meio das aplicações interativas para a execução do aprendizado, com uma distribuição muito mais efetiva. Apesar da recente descoberta das potencialidades da TV Digital não só para o entretenimento mas para a construção de novos mecanismos para obter informação, empresas já desenvolvem aplicações interativas visando melhorar o ensino veiculado pela TV. Por meio do controle remoto, o telespectador poderá interagir com as aplicações interativas disponíveis, transmitidas pela emissora. Outra possibilidade seria a utilização da interatividade para a realização de avaliações através da TV. Por exemplo, uma tele-aula sobre o uso de um torno mecânico industrial. No caso da TV digital, a tecnologia permite que o telespectador responda a uma série de exercícios ao final do programa, através do controle remoto. Um resultado baseado nas resposta deste telespectador seria então fornecido. O mesmo poderia ainda associar este resultado ao seu CPF. Tudo isto sem sair do sofá. Acreditamos que a interatividade na TV Digital, além de enriquecer o conteúdo, deve trazer serviços úteis ao telespectador. Hoje existem excelentes programas de ensino básico e técnico na TV aberta. Com a interatividade eles se tornarão mais informativos e funcionais. Até mesmo testes curtos poderão ser aplicados pela TV. Esta pode ser uma ferramenta simples e de grande alcance para ajudar em um problema crítico e crescente no Brasil que é a falta de mão de obra capacitada. O sinal digital já atinge entre 40% à 60% da população brasileira e até 2013 deverá atingir praticamente todo o país. Somado ao crescimento do acesso à Internet cria-se um cenário mais propício para a concepção e implantação de soluções de t-learning no Brasil, dependendo ainda da disseminação de conversores e televisores com interatividade. Evolução tecnológica que acabará por auxiliar a disseminação da educação no país. Guilherme Lopes é coordenador de projetos na área de TV Digital da Brava...
Leia MaisFINEP lança edição do Prime ainda neste ano
A FINEP lançará, até o final de 2010, uma nova edição do Prime (Primeira Empresa Inovadora). Por meio de carta-convite serão selecionadas incubadoras que atuarão como operadoras descentralizadas em todo o País. O Prime entrou em operação no início de 2009 e seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos. O Programa é voltado ao apoio de empresas inovadoras de base tecnológica que tenham até dois anos e estejam formalmente legalizadas e vai financiar empreendimentos que se destaquem pelo caráter inovador de seus produtos ou serviços. Cada projeto selecionado vai receber, inicialmente, R$ 120 mil em recursos não reembolsáveis, que serão aplicados na estruturação de planos de negócios e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em 2009, o Prime teve 3.154 empresas inscritas em todo o País, com um total de 16.116 postos de trabalho. Foram selecionadas 17 incubadoras em nove estados, que atuaram como agentes operacionais descentralizados. Os três setores da economia mais presentes nas inscrições foram Informação e Comunicação (37,53%); Atividades Profissionais Científicas e Técnicas (19,48%); e Indústrias de Transformação (17,96%). Com informações da...
Leia MaisAudaces lança plotter para confecção
Buscando sempre proporcionar maior agilidade aos processos produtivos de confecções, a Audaces ? empresa especializada em automação ? apresenta mais um produto: o plotter Audaces Jet Print. Entre outros diferenciais, o lançamento se destaca pela avançada tecnologia a jato de tinta, que garante qualidade máxima na impressão de riscos e muita economia, bem como pelo conceito ecodesign. Idealizado sob um projeto exclusivo e inovador, o plotter Audaces Jet Print permite uma operação muito simples, incluindo a fácil colocação do papel, o que assegura mais agilidade no processo produtivo. O plotter apresenta ainda vantagens por ter cartuchos de impressão com melhor custo-benefício, sistema automático de voltagem, sensores para falta de papel e de cartucho, baixo custo de manutenção, além de ser econômico e extremamente silencioso. O Audaces Jet Print foi desenvolvido dentro do conceito ecodesign, que evidência a utilização de materiais sustentáveis na carenagem como a madeira. Desta forma, o equipamento sugere uma proposta retrô à linha de produção. Abaixo, algumas características técnicas: – Largura da impressão: 165, 185, 205 e 225 cm – Velocidade: 40 m²/h – Espessura do papel: 40 g/m² a 80 g/m² – Conexão USB – Tensão de entrada: 90 V ~ 240 V (AC)” – Consumo máximo de energia: 150 W Sobre a Audaces A Audaces é uma empresa especializada em soluções para automação dos processos produtivos de confecções, sendo líder em vendas de softwares para confecções em toda a América Latina. Entre os principais clientes nacionais, são destacados a Cavalera, Marisol, Farm, Animale, Lenny, Erika Ikezilli e Ronaldo Fraga. Fundada em 1992 e 100% brasileira, a Audaces mantém matriz em Florianópolis/SC e possui unidades em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Caruaru/PE, bem como nos países do México, Colômbia e Argentina. Hoje, seus produtos e serviços para a indústria da confecção estão presentes em mais de 30 países, em quatro continentes: América, África, Ásia e Europa, nos principais pólos têxteis e de vestuário do mundo. Com informações da assessoria de imprensa da...
Leia MaisSC: oportunidades de desenvolvimento de software e hardware para o segmento de TIC na Educação
A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Fundação CERTI promovem o workshop “Oportunidades de Desenvolvimento de Software e Hardware para o segmento de TIC na Educação”. O evento será realizado nesta sexta, dia 10 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório do SEBRAE/SC, em Florianópolis. Na ocasião, a Fundação CERTI faz uma avaliação dos resultados parciais do uso de laptops educacionais e projetores multimídia na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, no Norte da Ilha, que recebeu os equipamentos em março. O workshop visa analisar os aspectos positivos e problemas com o uso de computadores em sala de aula e elaborar recomendações e estratégias para a sua continuidade e expansão do projeto, considerando aspectos sociais e culturais, procedimentos, conteúdos, métodos e tecnologia. A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) é uma das apoiadoras do curso e será representada no evento pelo presidente da associação, Rui Luiz Gonçalves, e o diretor da Vertical de Educação, Silvio Kotujansky. O objetivo da atividade é apresentar às empresas de software e hardware as potenciais oportunidades de desenvolvimento de soluções para o segmento de TIC na educação. Serão realizadas duas mesas redondas. A primeira, “Oportunidades para o desenvolvimento de TIC para a Educação”, a partir das 14h40, e uma segunda mesa redonda intitulada “Mercado para as empresas de TIC no tema educação”, prevista para iniciar a partir das 16h20. O presidente da ACATE Rui Luiz Gonçalves participará da abertura do evento, além de mediar a segunda mesa redonda, que contará com a participação do diretor da Vertical de Educação, Silvio Kotujansky, que irá falar a respeito das Estratégias da vertical Educação ? gaps para atendimento ao mercado. O SEBRAE/SC fica na Rua Dib Mussi, 436, bairro Centro, em...
Leia MaisSIENGE reformula programa de canais
A Softplan/Poligraph, empresa catarinense especializada em softwares de gestão, realizou, durante este ano, algumas mudanças em seu Programa de Canais para o SIENGE, um ERP para a indústria da Construção Civil. O SIENGE já possui mais de 1000 clientes em todo o país e deve essa abrangência à força dos representantes vinculados à empresa. Para conquistar ainda mais clientes para o SIENGE, a Softplan/Poligraph fez algumas reestruturações. Antes de buscar mais representantes para a empresa, o enfoque foi na ampliação e melhoria da estrutura e capacitação dos representantes já estabelecidos. Esse trabalho fez com que dobrássemos o número de consultores e colaboradores envolvidos no processo de comercialização e implantação do sistema, rompendo a barreira de 70 pessoas vinculadas aos canais SIENGE por todo o Brasil. Os resultados foram o aumento da capilaridade do programa e a melhoria das condições de atendimento aos clientes. Bruno Loreto Cândido, responsável pela gestão de canais do SIENGE Além disso, os processos e ferramentas de capacitação técnica foram aprimorados. Após essas mudanças, novos estados foram incorporados aos canais: Pernambuco, Maranhão e Espírito Santo. Além disso, um novo canal foi selecionado em Minas Gerais. Hoje, são 18 canais Sienge espalhados pelo Brasil, abrangendo 17 estados e o Distrito Federal. Todas as regiões, entretanto, estão cobertas e são atendidas prontamente. A taxa de participação dos canais em novos negócios deu um salto de 30% para 90%. O Programa de Canais do SIENGE funciona da seguinte forma: as empresas cadastradas trabalham com a venda e consultoria do software. Os mercados-foco são cidades com mais de 500 mil habitantes, principalmente cidades envolvidas com a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As revendas são treinadas remotamente ou presencialmente e o suporte fica por conta da Softplan/Poligraph. Sobre o SIENGE O SIENGE é um ERP que padroniza processos, estabelece rotinas e evita retrabalhos em empresas da construção civil, reduzindo custos operacionais nas construções. Para isso, é composto por dez módulos integrados: Engenharia, Comercial, Financeiro, Suprimentos, Administrativo, Suporte à Decisão, Portais, Contabilidade/Fiscal, Gestão de Qualidade e Gestão de Ativos. O ERP é 100% web, desenvolvido em Java e focado no mercado de construtoras, incorporadoras e empreiteiras. No Brasil, a solução possui clientes em quase todos os estados, mas os maiores mercados são, em ordem, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mercados como os do Distrito Federal, Goiânia e a região Nordeste estão em crescente expansão, acompanhando o bom momento que vive a construção civil no...
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