Tecnologia catarinense atua na leitura de placas de veículos

A Seventh, empresa catarinense que atua no desenvolvimento de software e hardware para o monitoramento de imagens, acaba de lançar um novo módulo para o seu principal sistema – o D-Guard Center. A nova funcionalidade, denominada License Plate Recognition (Leitura de Placas Automotivas) permite uma série de aplicações através do reconhecimento via imagem de placas de veículos.

Em estacionamentos, por exemplo, o módulo integrado ao D-Guard Center reconhece automaticamente a placa, o proprietário e a marca do veículo, além de gravar os horários de entrada e saída. Para pesquisar imagens de um veículo determinado, basta digitar a sua placa no sistema.

Outra aplicabilidade importante do módulo se dá em transportadoras, permitindo, por exemplo, a abertura ou o bloqueio automático de cancelas por meio do sistema de análise de vídeo inteligente.

Pedágios e rodovias
A segurança em rodovias é algo que ainda deixa muito a desejar no Brasil. O módulo License Plate Recognition vem para auxiliar a suprir essa deficiência e pode contribuir de diversas maneiras.

Estando integrado à base de dados do Detran, a funcionalidade pode detectar irregularidades dos veículos em pedágios e radares, por exemplo. Outra possibilidade é a de programar alertas quando determinado veículo passar por determinado local, facilitando buscas policiais e outras situações.

Carlos Schwochow, diretor da Seventh

Já em cidades que realizam rodízios para o controle de congestionamentos, o LPR pode acusar veículos que estejam trafegando em dias e horários não permitidos.

Sobre o D-Guard Center
O software D-Guard Center é uma grande central para gerenciamento e monitoramento de imagens e automação provenientes de CFTV (circuitos fechados de tv) digital, sistemas de automação econtrole de acesso. Além de se integrar a ilimitadas câmeras IPs, DVRs stand alones, DVRs PCbased, vídeo servers e módulos de automação, o D-Guard Center é integrado a vários sistemas de CFTV disponíveis no mercado nacional e internacional – é o único no mundo com essa adaptabilidade. Entre outros atributos, pode-se destacar a interface totalmente personalizável do D-Guard Center, e seu inédito sistema de pesquisa 3D, pelo qual as imagens podem ser selecionadas e analisadas conforme o interesse do operador.

O software é disponibilizado em três edições e pode ser utilizado tanto em residências como em grandes empresas de monitoramento. O D-Guard Center Standard é uma versão para um usuário menor, como um dono de residência que quer monitorar a sua casa pelo computador, em tempo real e de qualquer local. Já o D-Guard CenterPremium é utilizado pelo usuário que deseja mais recursos, por um comércio ou uma pequena indústria, acoplando mais câmeras e monitorando diversos ambientes em uma mesma tela. O D-Guard Center Enterprise, por sua vez, é utilizado para grandes projetos, para monitoramento de vários sistemas e câmeras, por empresas de monitoramento, etc.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem