Spherical implanta Ozon-in em Florianópolis

Em dezembro foi iniciado um projeto de implantação de totens medidores de raios ultravioleta em diversos pontos da cidade de Florianópolis. Chamados de Ozon-in, os equipamentos foram desenvolvidos pela empresa catarinense Spherical Networks, do Grupo Specto.

O Ozon-in é uma inovadora e importante ferramenta de informação sobre a radiação solar e os cuidados que se deve ter em relação à excessiva exposição ao sol. Torna visível ao ser humano, na forma de número e de escala gradual, a intensidade dos raios solares ultravioletas. Radiação esta, responsável pelas queimaduras solares, pelo envelhecimento precoce da pele e um dos principais causadores do câncer de pele.

Totens como os que estão sendo implantado na capital catarinense já são utilizados em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. Em Florianópolis, um equipamento já estava em operação na principal avenida do município – a Beira-Mar Norte. Por meio da 1ª Mostra Tecnológica para a Capital da Inovação, evento promovido pela ACATE e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento econômico sustentável (SMCTDES), a iniciativa foi ampliada. O projeto conta também com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

Terão equipamentos dispostos em parques, como o de Coqueiros (foto), assim como praias e vias públicas. O Ozon-in está de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e é destaque reconhecido nacional e internacionalmente, colaborando para levar o conceito de Florianópolis como a capital com melhor qualidade de vida e também a capital da inovação tecnológica.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem