Sofit adquire solução de gestão de frotas da TOTVS e aposta em SaaS

LinkedIn

A Sofit Software, empresa de Joinville liderada por Jorge Steffens, Paulo Sérgio Caputo e Giovani Amaral – todos ex-executivos da Datasul -, acaba de anunciar a aquisição da solução Sofit 4 Transport da TOTVS. Voltada ao controle de frotas corporativas de veículos próprios e de terceiros, a solução foi desenvolvida pela Datasul (antes de sua aquisição pela TOTVS) a partir da plataforma tecnológica de cloud computing da SalesForce e é oferecida ao mercado exclusivamente na modalidade SaaS – Software as a Service.

Com mais de 20 clientes no Brasil e no Exterior, o Sofit 4 Transport é uma solução que leva eficiência à gestão dos veículos –, caminhões, ônibus, utilitários, empilhadeiras, tratores etc. – por meio da utilização de recursos avançados de controle e monitoramento dos principais indicadores de uso, como consumo de combustível e pneus e manutenções, entre outros.

O Sofit 4 Transport é o primeiro de uma série de soluções SaaS que a empresa deve colocar no mercado brasileiro e latino americano daqui para a frente. Já estamos trabalhando para apresentar ao mercado novos softwares SaaS, sempre com foco em soluções especializadas complementares aos principais ERPs. A primeira delas será destinada ao segmentado de assistência técnica, com foco em bens de capital e bens de consumo duráveis. O Sofit 4 Field Service será lançado no início de 2011 e já temos outros produtos em estudo.

Giovani da Silva Amaral, CEO da Sofit

Crescimento da modalidade SaaS

A estratégia da Sofit Software está alicerçada na experiência dos seus executivos no mercado de Software como Serviço no Brasil. Giovani Amaral tem atuado neste segmento desde 2001. Durante o período foi o executivo responsável por liderar as estratégias SaaS na Datasul. Em conjunto com a IBM recebeu prêmios de reconhecimento mundial pelo pioneirismo e inovação em projetos SaaS para a América Latina.

Aliada a esta experiência dos executivos temos também o expressivo potencial de crescimento da adoção da modalidade SaaS na área de software, a partir de indicadores atuais e perspectivas sobre os próximos anos. Enquanto o Gartner projeta que este mercado movimente US$ 9,6 em 2010, pesquisas indicam que as soluções SaaS representem 50% do mercado de software nos próximos cinco anos.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem