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#digitalks2011: Personalização, segmentação e mídias sociais
abr07

#digitalks2011: Personalização, segmentação e mídias sociais

“Fique de olho nas mídias sociais.” Essas foram as palavras de ordem nas palestras vespertinas do Digitalks Day, evento sobre Marketing Digital ocorrido na última quarta-feira (6/4). Profissionais do Marketing Digital mostraram para o público que estas novas mídias criam oportunidades de negócio para quem sabe produzir conteúdo e interagir com seus públicos. Para abrir a tarde de palestras, o diretor geral da Havas Digital André Zimermmann falou sobre a interferência das mídias sociais nos mecanismos de busca. Para Zimmermann, os sistemas de search hoje não se preocupam somente com o que se busca e como se busca – quem busca passou a ser importante. As mudanças no algoritmo do Google, por exemplo, são adaptações às mudanças nos gostos dos usuários. Os novos buscadores utilizam informações anônimas de navegação e streams de outras redes sociais para gerar respostas personalizadas. Agora o buscador retorna as páginas mais relevantes para você. Não é um resultado para a maioria, e sim para cada um. André Zimmermann, diretor geral da Havas Digital Para se sobressair em uma área concorrida como SEO, cada informação a mais é fundamental. Por isso, fontes de referência como enquetes e a lista de searches dentro do portal institucional são fundamentais para se estruturar as estratégias de busca da empresa. Interagir é preciso Para Vivian Vianna, diretora do DigitalME, uma estratégia bem-feita para as mídias sociais deve abranger relacionamento com o público e produção de conteúdo interessante. Um perfil corporativo no Twitter com produção constante e interessante tende a tornar-se referência na área da instituição. Um tweet deve ser como um título de email marketing: direto, instigante e criativo. Vivian Vianna, Diretora da DigitalME Além da produção de conteúdo, os social media são ótimas formas de relacionar-se com o consumidor – principalmente se ele estiver insatisfeito. Casos como “Não é uma Brastemp” e “Meu carro falha” mostram que uma reclamação bem disseminada pode destruir a reputação de uma organização. Conversar e tentar resolver os problemas dos usuários cria uma imagem de respeito e credibilidade online que se reflete na reputação offline. Em qualquer lugar Além das novas mídias, o setor mobile também se mostra um ótimo mercado para se investir. Afinal, são 205 milhões de featurephones no Brasil e cinco milhões de smartphones. Algumas estratégias e cases do setor foram apresentados por Alex Pinheiro, CEO da Hands. Para ele, é necessária uma adaptação de conteúdo para os celulares, já que grandes conteúdos não cabem em telas pequenas. Temos que alcançar o usuário em um momento em que o PC não pega: na rua. Alex Pinheiro – CEO da Hands Ainda não há uma fórmula mágica para patrocínio em sites mobile, mas existem experiências na área. Alex Pinheiro apresentou a experiência da Hands com os banners em portais formatados para celular: a área clicável da propaganda é muito maior e o tráfego para o anunciante originado ali geralmente é alto. Novos negócios para novos públicos Como investir num setor tão saturado como o turismo? Una as possibilidades da internet, o poder aquisitivo da nova classe média e a influência da Abril para negociar preços competitivos e você chegará ao Clickabordo, site de compra de passagens aéreas e pacotes de viagem apresentado à platéia do Digitalks pela gerente de novos negócios de e-commerce da Abril, Mirella Bergamini. O sucesso do Clickabordo deve-se a uma mídia de alta performance – email marketing e Google...

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Marketing digital: muito além dos números #Digitalks

Com cerca de 73 milhões de usuários, maiores de 16 anos, o Brasil é o país com maior população online da América Latina. Líder em compras pela internet, possui 65% da população entre 18 e 49 anos conectada na rede. Isso significa que o país tem um potencial e tanti para a publicidade online. Quem afirma isso é a presidente do Comitê Regional Sul do IAB Brasil, Claudete Tavares, que palestrou durante o Digitalks nesta quarta-feira (6), em Florianópolis (SC). A diretora executiva de mídias digitais do Grupo RBS lançou uma provocação para o público ao demonstrar a pequena participação da internet no faturamento publicitário brasileiro. Aqui, apenas 4,6% da verba investida é direcionada para os meios online, enquanto no mundo esse percentual é de cerca de 12%. O motivo desta desproporção é simples: falta de cultura digital. Os clientes das marcas estão presentes na rede, interagem nas redes sociais e se adaptam rapidamente às novas plataformas e tecnologias digitais. Do outro lado, muitas empresas ainda não conseguem acompanhar essa dinâmica. Há uma resistência muito grande. Existem grandes veículos com altos índices de audiência e é difícil trocar o certo pelo incerto. Além disso, existe uma certa carência por parte dos profissionais das agências para orientar clientes e agências. Claudete Tavares, presidente do Comitê Regional Sul do IAB Brasil Para Cristhian Meyer, presidente da Associação Brasileira das Agências Digitais em Santa Catarina (Abradi-SC), é preciso ?aculturar?? o cliente, mostrar a interação e os resultados possibilidades pela publicidade online. Hoje, você consegue impactar o mesmo internauta em diferentes canais, sem ser preciso estar em um grande veículo. E este é um mercado que vai expandir. Gabriel Kenski, diretor de negócios da Media Factory Em tempos de marketing digital, a interação entre mídia, agência e cliente é cada vez mais indispensável. Eduardo Lorea, gerente de internet do Grupo RBS Santa Catarina, observa a importância da flexibilidade na hora de negociar novos anúncios e formatos. Para ele, quem quer faturar neste meio não pode mais pensar em espaços fechados, imutáveis. Muitas vezes, nós atuamos como consultor para o cliente. ? preciso sentar, se reunir, debater e definir em conjunto para encontrar novas alternativas que se adequem às necessidades do cliente. Eduardo Lorea, gerente de internet do Grupo RBS Santa Catarina Texto da jornalista Janara Nicoletti, da...

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Florianópolis recebe curso inédito de planejamento de marketing digital

Apresentar as mudanças na Comunicação e no Marketing a partir do advento das mídias digitais e de novas necessidades do mercado. Esse é um dos objetivos do curso ?Planejamento de Comunicação e Marketing Digitais: como usar a internet em favor do seu negócio?? que será realizado pela Clear Educação e Inovação nos dias 6 e 7 de maio, em Florianópolis. O curso é inédito em Santa Catarina. Serão 16h de aulas voltadas para estudantes, profissionais da comunicação, gestores e empreendedores sobre temas como gestão por resultados e métricas, aplicações das mídias sociais, interatividade e padrões de comportamento. O curso será ministrado pela professora Catia Lassalvia, consultora em comunicação e negócios em mídias digitais. Com 11 anos de experiência na internet, passou por grandes empresas como Nec, Folha de São Paulo e ABN Amro Real, instituição na qual foi gestora da área ?Projetos e Operação Web??, responsável pelos sites do grupo no Brasil. Desde 2008, Lassalvia dedica-se à consultoria e ao ensino, lecionando em escolas como o SENAC São Paulo e a Jump Educação. Este é o primeiro de uma série de cursos de curta duração que serão oferecidos ao longos dos próximos meses pela Clear Educação e Inovação, empresa de capacitação e treinamento para líderes e empreendedores em diversas áreas, com foco especial em Marketing e Negócios Digitais. Os profissionais catarinenses não precisarão mais sair do Estado para se capacitarem em marketing e comunicação. Vamos trazer profissionais experientes dos principais mercados, como é o caso da Catia, uma das mais qualificadas professores desta área no país. Fernanda Bornhausen Sá, diretora da Clear Somente em maio, outros três cursos serão oferecidos em Florianópolis, todos com inscrições abertas: Aquitetura da Informação e Usabilidade; Mídia Social na Prática: o que já deu certo e o que evitar; e Links patrocinados: Google Adwords na prática. Mais informações sobre o curso e sobre outras capacitações da Clear Educação e Inovação pelo telefone (48) 3039-1228 ou no...

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Palestra sobre Venture Capital reune empresários blumenauenses

O Instituto Gene organizou na última segunda-feira (28/03) uma palestra sobre Venture Capital na sede da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), ministrada pelo sócio da BZPlan e gestor do Fundo SC, Marcelo Wolowski. Durante a apresentação foram abordados os conceitos de Venture Capital e a visão do investidor, o processo de análise e tomada de decisão dos fundos de investimentos, as técnicas de valorização da empresa, além da apresentação de alguns dados do setor. O palestrante falou também sobre o fundo de investimentos em empresas inovadoras catarinenses, o Fundo SC. Atuante em SC desde julho do ano passado, o Fundo SC continua trabalhando na prospecção de novas oportunidades de negócios apresentadas por empresas com faturamento anual seja inferior a R$ 2,4 milhões. ?Nosso fluxo de oportunidades é originada de projetos desenvolvidos principalmente nas cidades de Florianópolis e Joinville e precisamos incrementar os negócios em Blumenau??, diz Marcelo. Empresários interessados em apresentar suas oportunidades podem entrar em contato através do e-mail fundosc@bzplan.bz. Com informações da...

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Negócios e e-commerce são temas do Digitalks Day Florianópolis

O Digitalks Day Florianópolis acontece no próximo dia 06/04 em Florianópolis e tem como objetivo ser um espaço para o intercâmbio de experiência no setor de marketing digital. Hoje, de acordo com o IAB, mais de 74 milhões de brasileiros navegam na web. Dados da associação revelam que os investimentos em mídia online cresceram 28% de janeiro a dezembro comparado ao mesmo período de 2009. Com este foco de expansão, o Digitalks promove um evento direcionado para profissionais de marketing, vendas e tecnologia da informação. Entre as palestrantes está a Denise Vidoto, analista de parcerias e pós vendas PagSeguro UOL, que fala sobre o crescimento do e-commerce brasileiro e o comportamento dos e-compradores. Dados de Ebit revelam que o e-commerce brasileiro em 2010 registrou R$14 bilhões em volume transacionado, e prevê crescimento de volume transacionado na ordem de R$30 bilhões para 2011. Nosso papel como intermediador de pagamento é facilitar e trazer resultados efetivos para que pessoas e empresas de qualquer porte efetuem vendas online. O Digitalks Day Florianópolis é mais uma oportunidade para dialogarmos com esse público, trocarmos ideias, criarmos novas oportunidades e consolidarmos ainda mais a marca PagSeguro no mercado local. O mercado de e-commerce está cada vez mais aquecido e o PagSeguro acompanha esse crescimento. E com orgulho podemos compartilhar que atualmente mais de 80 mil vendedores utilizam o PagSeguro para receber pagamentos online. Denise Vidoto, analista de parcerias e pós vendas PagSeguro UOL No debate Oportunidades de Comunicação, Relacionamento e Negócios no Mercado Digital, conta com o conhecimento de Gabriel Kenski, diretor de negócios da Media Factory, de Denise Vidoto, do Pag Seguro e Claudete Tavares, do IAB e serão retratados cases de sucesso e novas oportunidades de negócios no mercado digital. Na parte da tarde, haverá a palestra Search: estratégias para os buscadores, onde Andre Zimmermann, que é presidente do comitê de search do IAB Brasil e tem mais de 12 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de publicidade no Brasil e na Espanha. Já Vivian Vianna, diretora da DigitalMe, empresa especializada em estratégias de social media, fala sobre Social Media e social Commerce, sendo o novo formato de comunicação, relacionamento e comércio digital. Para finalizar o workshop, Alex Banks, diretor executivo da comScore, empresa líder mundial na medição do mundo digital, trata na palestra Audiência brasileira para 2010, onde serão tratados temas sobre audiência das mídias digitais que é um dos pioneiros na adoção de novos canais de comunicação. Com o objetivo de fechar o evento, os palestrantes farão um debate ?Rumos do marketing digital e onde devem investir em 2011??, deste bloco do evento participarão Alex Pinheiro, CEO da HANDS, Roberto Eckersdorf, presidente da AUNICA; Vivian Vianna, diretora da Digital Me e Alex Banks, diretor executivo da comScore. O Digitalks Day conta com o patrocínio do Pag Seguro, Hands, Hot Words, Media Factory, MOL. E apoio institucional do IAB, Abradi e Abranet (Associação Brasileira de Internet). E apoio da CBN Diário, De Olho na Ilha, Abril Mídia, Sinapro SC, TI Santa Catarina e Senac. Serviço Digitalks Day ? Florianópolis Data: 06/04 Local: Hotel Majestic Palace ? Av Beira Mar Norte, 2746 ? Centro Florianópolis Informações: http://digitalks.com.br/digitalksfloripa2011/ Leitores tem desconto na inscrição O TI Santa Catarina é um dos apoiadores do Digitalks Day Florianópolis. Leitores do blog tem desconto...

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