Sinapse da Inovação 2010 será apresentado nesta quarta

Transformar boas ideias em negócios de sucesso é a proposta da Operação SC 2010 do Programa Sinapse da Inovação, que abre novas oportunidades para estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia discutirem suas ideias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos.

Com participação especial do empresário da Gerdau, Jorge Gerdau Johanpeter, que vai contar sua trajetória de sucesso em palestra gratuita, o programa será oficialmente lançado em Florianópolis nesta quarta-feira (dia 10). O evento acontece às 17h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No mesmo dia, serão apresentados cases de empresas que participaram do programa em 2009, como a Welle, TNS e Fisiogames.

Subdividido em etapas, o Sinapse selecionará, num primeiro momento, as 200 melhores ideias. Nessa fase, os empreendedores recebem capacitação para desenvolverem um projeto com mais detalhes. Já para elaboração do projeto de fomento, participam apenas 100 ideias selecionadas, das quais serão selecionadas 40.

As ideias geradas podem ser transformadas em negócios de novas empresas ou de empresas que queiram novos produtos/processos. A meta é criar pelo menos 40 novas empresas no Estado, e com isto, incrementar as incubadoras regionais, gerando novos empregos e novas fontes de renda. Essas empresas receberão R$ 50 mil a título de subvenção para alavancagem de seus negócios.

Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI

Concebida dentro da estratégia de descentralização, a Operação SC-2010 abrange as oito Mesorregiões do Estado de Santa Catarina (Grande Florianópolis, Litoral Norte, Norte, Oeste, Meio-Oeste, Serrana, Sul e Alto Vale). Em cada uma delas são formados comitês-gestores, liderados pelo padrinho regional (empresário local), e integrados pelo responsável técnico e representantes de instituições apoiadoras. O grupo tem a tarefa de executar o processo de lançamento, divulgação e mobilização da sociedade para a inscrição das propostas de novos negócios e inovações.

O Sinapse da Inovação conta com apoio da Fapesc, Fundação CERTI, ACAFE, MCE, BRDE, Epagri, IEL-SC, Senai, Sebrae-SC, FIESC, Sociesc, UFSC e Recept.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de dezembro pelo site.

Dados 2009
O programa Sinapse da Inovação foi lançado em 2008, com um piloto na Grande Florianópolis. No ano de 2009, entrou em operação no Estado e recebeu 1174 propostas, das quais foram escolhidas as 60 melhores ideias para receber o auxílio financeiro de R$ 50 mil.

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Certi

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem