SC ganha vertical de TI para setor de energia

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) lança nesta quarta-feira, dia 27, sua vertical de empresas que atuam no setor de energia. São companhias catarinenses que desenvolvem softwares, hardwares e equipamentos para concessionárias, distribuidoras, geradores, comercializadoras, clientes livres, entre outros agentes que atuam no segmento de energia no país e no mundo. Inicialmente, serão nove empresas associadas a ACATE que irão aderir a vertical: Reason, AQX, Reivax, Way2 Techonology, Cebra, Netprecision, Traceback, Paradigma e W2B.

O objetivo do grupo é fortalecer a atuação em conjunto em diversas frentes, como na pesquisa e desenvolvimento, comercial, marketing, participação em eventos nacionais e internacionais, captação de recursos e acesso a mercados interno e externo.

Um dos primeiros esforços da vertical será a estruturação de um portfolio de soluções tecnológicas das nossas empresas para o setor energético. Vamos identificar e mapear os produtos e serviços desenvolvidos para que possamos oferecer, em sinergia, nossas soluções.

Guilherme Bernard, diretor da Reason Tecnologia e coordenador da vertical de Energia da ACATE

O grupo de empresas pretende também ampliar a interação com companhias de energia locais, públicas e privadas, como é o caso da CELESC, Eletrosul, SCGás e Tractebel. O objetivo é buscar entendimentos e desenvolver cases de sucesso de tecnologias catarinenses na região. Hoje, os produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas em Santa Catarina atendem demandas em todos os Estados brasileiros, bem como na América Latina, Estados Unidos, Europa, África, entre outros países e regiões. Além disso, dentro do setor de energia, as tecnologias abrangem iniciativas nas áreas hidrelétricas, eólica, biomassa, combustíveis, solar, dentre outras.

A vertical de Energia é a segunda a se estruturar com o apoio da ACATE – a primeira foi a de Segurança Eletrônica, em Novembro de 2009.

O desenvolvimento de verticais de empresas de tecnologia é um dos esforços da ACATE em apoiar e incentivar o associativismo, apostando na atuação conjunta das associadas por áreas comuns de interesse. Com isso, queremos mostrar ao país que as empresas catarinenses detém tecnologias e, sobretudo, soluções para atender diversos segmentos de mercado.

Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE

Lançamento da vertical
A iniciativa será lançada em um evento nesta semana promovido pela Reason Tecnologia, uma das associadas da ACATE. A solenidade, marcada para às 12h de quarta, dia 27, integra a programação do Workshop sobre Soluções de Medição Fasorial Sincronizada, evento técnico que irá reunir nos dias 27 e 28 de janeiro, em Florianópolis, mais de 50 participantes de grandes companhias e agentes deste mercado de todo o país, como Eletrosul, Furnas, Chesf, Eletronorte, Itaipu, Tractebel, CTEEP, Celesc, Engevix, Cemig, Copel, Cepel, Eletrobras, além de UFSC e do ONS (Operador Nacional do Sistema). O evento ocorre no Centreventos Renato Archer, no Parque Tecnológico Alfa, e contará com presença de autoridades locais.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem