EDTED’11: busca no e-commerce, como funciona e como gerar resultados no Google

20110924-023351.jpgComo as buscas e as técnicas de otimização podem ser utilizadas a favor do seu e-commerce foi tema da primeira palestra da tarde do espaço Tecnologia e E-commerce do EDTED Florianópolis 2011. Falar sobre o tema foi tarefa do Tiago Luz, um dos idealizadores do Searchcast, podcast sobre busca na internet, analytics, SEO, entre outros assuntos.

Foi consultor em diversos projetos na área de e-commerce, links patrocinados, otimização de busca para grandes clientes do mercado nacional. Atualmente é diretor da The UnderDogs, agência que atende clientes na área de e-commerce como Centauro, NetMovies, Adidas, Sony, Disney, entre outros.

Luz abordou o comportamento do consumidor no e-commerce e como as empresas precisam ficar atentas a técnicas e percepções para ampliar a conversão no comércio eletrônico. Um dos aspectos destacados são as diferenças na aplicação de recursos como o Google Adwords e a busca orgânica do Google. O especialista mostrou o exemplo de busca de um smartphone para comora. Enquanto na busca orgânica os itens de busca de determinado produto estão difusos entre lojas virtuais e sites sem comércio eletrônico, o Adwords acaba sendo mais assertivo por fazer chamadas precisas e chamando a compra.

palestra de Tiago Luz. Crédito: Rodrigo Lóssio

Planejamento, uso de landing pages, usabilidade, compra de links patrocinados, testes a/b, funil de cadastros, velocidade para acesso das páginas, aplicação de cores. Luz apresentou várias técnicas que os programadores, profissionais de design e executiva de vendas precisam aplicar ao desenvolver e promover um e-commerce. Porém nada adianta o uso destas técnicas, segundo Luz, se o e-commerce não ter preço competitivo, prazo de entrega maior, frete mais caro.

Integração entre mídias on e off line também deve ser planejada em campanhas para lojas virtuais. Ao promover um produto ou uma nova marca em uma mídia tradicional, a online precisa ser pensada para ser facilmente buscada ou chamada por meio de links patrocinados no buscador. O acompanhamento de temas que estão em evidência momentânea na mídia são oportunidades de desenvolvimento de campanhas expressas de links patrocinados que surpreendem quem está fazendo uma busca e contribuem na conversão.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

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