Micromed com certificação digital no prontuário eletrônico do paciente

ICP BrasilA Micromed Sistemas está em processo final de implantação do certificado digital ao sistema do prontuário eletrônico do paciente. Com o certificado digital, os profissionais da saúde não precisarão mais assinar os prontuários médicos no papel, e sim poderão fazê-lo eletronicamente. O certificado emitido pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) personifica o cidadão na internet e garante, com base na legislação, validade jurídica aos seus atos e documentos.

A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações, como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São transações feitas de forma virtual, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação de quem a está realizando pela internet.

Para poder implantar esta ferramenta, a Micromed firmou parceria com a E-VAL, empresa especializada em serviços e soluções de alta tecnologia focada em Segurança, Certificação Digital e Business Intelligence. Ela se destaca no mercado por atuar em soluções críticas e tecnologias emergentes para redução de fraude e melhorias de serviços eletrônicos.

A Micromed também contratou uma consultoria especializada em certificação digital para o prontuário eletrônico do paciente. Foram realizadas diversas reuniões e estudos focados na compreensão do tema com o objetivo de facilitar a guarda e manuseio de prontuários, inclusive com a aquisição de material didático especializado e realização de treinamentos focados neste tema.

Estudos para implantação da certificação digital
Em 2011 a Micromed Sistemas iniciou os estudos referentes à implementação da certificação digital para utilização nos módulos assistenciais (Prontuário Eletrônico do Paciente) em todas as plataformas de produtos. O principal objetivo do projeto é possibilitar ao usuário Micromed o acesso às informações lançadas no atendimento do paciente (Prontuário Médico) no sistema informatizado, gerando grande economia com impressão e arquivamento de prontuários, além de maior segurança no armazenamento das informações e agilidade no manuseio e em processos de pesquisa das informações clínicas.

Sobre a Micromed
MicromedCom sede em Joinville (SC), possui filial em Florianópolis (SC) e canais de negócios em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Aracaju (SE). Tem forte atuação no mercado de gestão da saúde com foco em Hospitais Públicos, Hospitais Filantrópicos, Hospitais Privados, Clínicas de Diagnóstico por Imagem e Consultórios Médicos. Atualmente possui projetos implantados nos Estados de Santa Catarina, onde foram instalados sistemas de Prontuário eletrônico, nos 14 hospitais públicos Estaduais; Ceará, em uma parceria com a Unimed Ceará e Unimed Cariri; Sergipe numa parceria educacional com SENAC-Aracajú; no Estado do Paraná em hospitais privados e Clínicas de diagnóstico, através dos softwares de Gestão Hospitalar, Gestão de Clínicas e Consultórios e Gestão especializada em medicina Diagnostica.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem