Do Vale do Silício às oportunidades em Florianópolis

LinkedIn

Marcelo Wolowskipor Marcelo Wolowski

Em novembro tive o privilégio de conhecer um pouco mais sobre a realidade norte-americana, e em especial vivenciar a dinâmica, o jeito de agir e pensar dos investidores e empreendedores que atuam no Vale do Silício. Surpreender-se por lá não é difícil, ainda mais quando somos apresentados a tecnologias extremamente inovadoras como “Printing DNA” e toda uma movimentação em negócios em torno do “Bitcoin”, um sistema de transferência de valores independente de autoridades financeiras.

Por outro lado, é gratificante ver como o Brasil – e Santa Catarina, em especial – está nivelado por alto quando o assunto é inovação nos ambientes de software, hardware e internet. Nossas tecnologias e capacidade técnica não deixam a desejar. Ao mesmo tempo, volto ciente de que precisamos aprimorar a educação empreendedora e incentivar investimentos de Venture Capital privados nos novos empreendimentos inovadores.

Neste sentido, elogia-se o papel do governo federal, em especial a atuação da FINEP, em incentivar a constituição de fundos de investimento de Venture Capital. A atuação da financiadora de projetos incentiva a participação da iniciativa privada por meio da solução mais inteligente daquilo que ouso chamar de uma “parceria público privada” que funciona.

Não é toa que Florianópolis destaca-se como cidade com melhor ambiente para empreendedorismo segundo pesquisa da Endeavor publicada pela Revista Exame em sua última edição. No assunto Venture Capital, a cidade e sua indústria inovadora estão prestes a sediar um terceiro fundo da FINEP, Fundo Sul Inovação, gerido pela empresa BZPlan, que disponibilizará pelo menos R$ 50 milhões aos 3 Estados da região sul do país.

A oportunidade de investir em inovação via Fundo Sul Inovação é acessível a qualquer investidor, fundos de pensão ou empresa privada que queiram diversificar seus investimentos e que acreditam no potencial da indústria de tecnologia de Florianópolis e de todo o estado de SC.

Marcelo Wolowski é diretor da BZPlan Consultoria

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem