MIDI Tecnológico: sete ideias inovadoras viram incubadas em SC

Seleção de 2015 foi a mais concorrida da história da incubadora, aponta Gabriel Santos, coordenador do MIDI

Seleção de 2015 foi a mais concorrida da história da incubadora, aponta Gabriel Santos, coordenador do MIDI / FOTO: Divulgação MIDI

Chopeira automatizada, organização de estoques e patrimônio usando internet das coisas, captura de fotos em alta resolução para controlar a qualidade em linhas de produção, plataforma colaborativa para o mercado de arquitetura, sistema de gestão de condomínios, máquina que vende suplemento alimentar em porções individuais e consultoria de mercado para mídias digitais.

São essas as sete soluções que superaram mais de 100 ideias inovadoras, em uma seleção que foi de julho a outubro deste ano, para se tornarem as novas empresas incubadas do MIDI Tecnológico em Santa Catarina, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantida pelo Sebrae/SC. Em 2015, o MIDI  o processo seletivo com maior número de propostas em sua história. Ao todo, foram registrados 133 empreendedores interessados e 64 projetos de startups enviados, 52% a mais do que as propostas consolidadas no ano anterior.

A procura é um reconhecimento. A cada ano revisamos os requisitos para selecionar os melhores. Acreditamos que as sete empresas escolhidas têm alto potencial de crescimento e iremos colaborar para que ele seja mais rápido e estruturado

Gabriel Sant’Ana Palma Santos, coordenador do MIDI Tecnológico da ACATE.

As sete novas startups dividem-se em três modalidades. A primeira é a incubação, com 30 meses para consolidação do produto, execução de plano empresarial e formação do empreendedor. A segunda é a incubação virtual, com as mesmas etapas, mas para empresas que atuam em instalações próprias, fora do Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis, a sede do MIDI. A terceira modalidade é a pré-incubação, com prazo de 12 meses para validar a ideia e o modelo de negócio, realizar teste de mercado, protótipo e desenvolver o perfil empreendedor dos sócios.

As novas incubadas iniciam 2016 com o acompanhamento mensal de consultorias em áreas como finanças, RH, marketing, estratégia e comunicação. Em 17 anos de atuação, o MIDI apoiou a formação de 81 empresas de base tecnológica em Santa Catarina e hoje conta com 16 empresas incubadas e três pré-incubadas.

Conheça as sete empresas selecionadas:


KRP DIEM

Modalidade: incubada residente

Perfil: Atua com insights contínuos de mercado por meio de tecnologias de analytics e da implementação de metodologia exclusiva para ampliar competitividade, incrementar receita, ampliar audiência e conversão, otimizar mídia, identificar novos canais de divulgação, lançar produtos, gerar novos negócios e parcerias em mídias digitais.

EFICID

Modalidade: incubada virtual

Perfil: Ajuda empresas a organizar seus produtos e itens de patrimônio usando a Internet das Coisas

 

WINKER

Modalidade: incubada virtual

Perfil: A empresa produz uma plataforma para integrar, gerenciar e otimizar condomínios e sua gestão, comunicação, reservas de ambientes, controle de acesso, manutenções e contratos, entre outras funcionalidades.O produto já atende mais de 1 mil condomínios, abrangendo cerca de 150 mil moradores.

 

MY TAPP

Modalidade: incubada virtual

Perfil: Sistema para automação de chopeiras para self-service de chope ativado pelo cliente, adaptável a mesas ou paredes e em qualquer tipo de chopeira. Sem a intervenção de garçons, o consumo é debitado diretamente na comanda do cliente.

01 WILL

Modalidade: incubada virtual

Perfil: Desenvolve máquinas que vendem suplementos alimentares de maneira instantânea. Os equipamentos têm sistema de refrigeração, recipientes de armazenamento e sistema online controlado por tablet. O produto visa gerar a menor quantidade de atritos possível com relação à compra dos suplementos, aumentando o número de compras por impulso.

 

LITMA TECNOLOGIA

Modalidade: pré-incubada

Perfil: Sistema automático de captura de fotos de alta resolução para rastreabilidade,  registro e controle de qualidade em linhas de produção.

 

ESPECIFIQUE-ME

Modalidade: pré-incubada

Perfil: Desenvolvedora de uma ferramenta colaborativa e customizada para os profissionais de Arquitetura de Interiores e Decoração que permite ao usuário armazenar e acessar informações de produtos online em uma plataforma integrada.

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem