TiB’10: evento apresenta em Florianópolis tecnologias para a mudança social

LinkedIn

Como as organizações podem aproveitar os recursos da tecnologia da informação para contribuir na transformação social e na sustentabilidade é o desafio proposta para um seminário que será realizado em Florianópolis nos dias 20 e 21 de outubro. Numa iniciativa inédita no Brasil de entidades sociais e empresariais, a primeira edição do TiB’10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social pretende reunir mais de 500 participantes, entre lideranças sociais, empresários, profissionais do terceiro setor e estudantes.

O evento irá oferecer às organizações subsídios para ampliar sua presença na internet, construir uma presença digital relevante e aproveitar os meios tecnológicos disponíveis para propagar sua causa social.

As organizações da sociedade civil devem utilizar as tecnologias como um meio de mobilizar recursos, atrair e gerenciar voluntários e prestar contas para todos os seus públicos. A internet é hoje o meio mais rápido e efetivo de estabelecer relacionamentos e formar redes sociais.

Lucia Dellagnelo, coordenadora geral do ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis

Eventos como o TiB’10 são realizados há pelo menos dez anos no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seminário é também uma oportunidade para que as empresas, especialmente as de base tecnológica, possam ter acesso a mais informações para seus investimentos sociais e demonstrar como suas tecnologias podem contribuir neste cenário. A escolha de Florianópolis para receber o evento não é por acaso – atualmente o setor tecnológico já é considerado o principal setor econômico organizado da capital catarinense.

Palestras internacionais

Emmett Carson

Entre os principais destaques do evento estão dois palestrantes internacionais. O professor Emmett D. Carson, presidente da Sillicon Valley Community Foundation, considerado uma das principais lideranças do terceiro setor nos Estados Unidos e responsável pela gestão de 1500 fundos de investimento social de empreendedores da área de tecnologia e de empresas tais como eBay, Google e Sun Microsystems.

Além dele, palestra também no TiB’10 a diretora sênior da TechSoup Global, Vyria Paselk. Ela e sua equipe são responsáveis pela rede de parcerias internacionais da organização, cujo principal objetivo é viabilizar conhecimento e recursos tecnológicos para o benefício de grupos sociais globais – o mesmo cenário que o evento pretende fomentar regionalmente.

O seminário conta ainda com palestras de representantes de empresas globais de tecnologia, como Google e IBM, além de renomados convidados nacionais que irão apresentar cases, melhores práticas, experiências nacionais e internacionais, técnicas e recursos para serem utilizados pelas organizações sociais. São profissionais de áreas como comunicação, internet, marketing, terceiro setor, governo, tecnologia, entre outros.

Informações sobre o TiB’10 – Together is Better podem ser acessadas por meio do site. A grade de programação do evento, perfis dos palestrantes, notícias, além de formas como ajudar na divulgação da iniciativa já estão disponíveis. As inscrições são totalmente gratuitas.

O seminário é uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho (FMSS), Instituto Voluntários em Ação (IVA) e Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE). Tem o patrocínio da Fundação Itaú Social, TCI Business Process Outsourcing, FMSS, ACATE, FAPESC, além da agência Mercado, Cafundó Estúdio Criativo e Dialetto Comunicação Estratégica. Apóiam o evento a TechSoup Brasil, United Nations Voluntários, GIFE, CETIC-SC e o Grupo RBS.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem