Tecnologia catarinense estará na Copa

A Copa do Mundo de futebol começa nesta sexta e o setor tecnológico catarinense também participa. Projeto desenvolvidos em Santa Catarina integram uma amostra de soluções inovadoras que a FINEP, empresa do Ministério da Ciência e Tecnologia, está levando para o evento na África do Sul. Entre 14 de junho e 11 de julho, na Casa Brasil, em Joanesburgo, o órgão vai apresentar uma seleção de inovações – 12 projetos com tecnologias de ponta desenvolvidas no Brasil. Destes, 5 tiveram participação direta de catarinenses, especialmente da Fundação CERTI e do Instituto Sapientia.

A iniciativa é uma amostra do Programa 14bis, idealizado a partir de uma reunião com o presidente Lula em agosto de 2009. Homenageando Santos Dumont, o grande inovador do País, a idéia é encantar, surpreender e emocionar o mundo nos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil – a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Este é um programa estruturante do Governo Federal que utilizará todos os instrumentos de apoio da FINEP – crédito, capital de risco e dinheiro não reembolsável – para promover oportunidades de negócios e internacionalização para empresas brasileiras. Pretende-se também usar os eventos como oportunidade de um novo posicionamento estratégico do Brasil, explorando o lado da inovação, tecnologia, criatividade e cultura.

A Seleção Brasileira de Inovações que será apresentada na África do Sul foi desenvolvida em uma parceria da FINEP com a Fundação CERTI, que coordena uma rede de instituições encarregadas do desenvolvimento de 12 projetos: Instituto Sapientia, USP, UFMG, Instituto Gênesis, Puc Rio, Universidade Mackenzie, CPqD e C.E.S.A.R.

Confira as inovações com envolvimento de catarinenses que serão apresentadas na Casa Brasil:

Rede Social 14bis | www.itsnoon.net
Diferencial: Ferramenta Social online para o desenvolvimento e troca de experiências.
A Rede 14 bis está pronta a estimular a construção colaborativa da copa de 2014. A rede 14bis recebe criações postadas via celular e computadores pessoais (textos, imagens vídeos), possibilitando assim, a participação de pessoas no Brasil, na África do Sul e no mundo inteiro sobre o tema: “Qual o seu sonho de Copa do Mundo?” Este projeto conta com o apoio do Instituto Sapientia.

Botanica Mundi | Fundação CERTI
Diferencial: Rede unificada entre Jardins Botânicos, Parques Tecnológicos e Unidades de Conservação da Natureza.
A tecnologia aliada à natureza, gerando experiências memoráveis aos visitantes e inovando na conservação da biodiversidade brasileira. Nesse contexto, os Jardins Botânicos serão verdadeiros portais para a dimensão da biodiversidade, promovendo a Conservation Experience. O Brasil mostrará como é possível combinar iniciativas verdes na construção de um novo estilo de se pensar eventos de mega dimensões como a copa e as olimpíadas. Este projeto conta com o apoio do Instituto Sapientia.

Soccer Art | Open Air Gallery – Hans Donner Timension
Diferencial: Painéis para conteúdos de Arte Tecnológica.
O projeto visa transformar o país na maior galeria a céu aberto do planeta. Em cada cidade-sede será instalado um mega telão de LED na fachada de edifícios em área de intenso movimento, transformando-o em um mega mural urbano. Esta iniciativa prevê a extensão colaborativa em cidades internacionais. Este projeto conta com o apoio do Instituto Sapientia.

Football Experience | Sábia
Diferencial: Tecnologias de Computação e Experiência de Grupos.
O Brasil será líder no mercado de computação de grupo devido à sua natureza miscigenada e tolerante aos processos de construção coletiva. Duas soluções de hardware de grupo foram desenvolvidas. Elas serão responsáveis pela capacitação do povo brasileiro nos processos de ponta, a exemplo de chãos de fábrica, rede presenciais e canteiros de obras para 2014 e 2016. Este projeto conta com o apoio do Instituto Sapientia.

Vital Point | Vital Point
Diferencial: Diagnóstico Médico Instantâneo.
Quiosque com equipamentos para diagnóstico médico, com capacidade para realizar 27 exames em aproximadamente 15 minutos. Habilitado com dispositivo de conectividade wireless, os resultados dos exames poderão ser enviados via internet para monitoramento remoto. Este projeto conta com o apoio do Instituto Sapientia.

Com informações da assessoria de imprensa da FINEP

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem