SUCESU-SC quer disseminar uso da certificação digital em SC

Cartões do tipo smartcard com certificados digitais. Crédito: ITICom o objetivo de ampliar e disseminar o uso das tecnologias relacionadas a certificação digital em Santa Catarina, a Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC) fechou uma parceria com a empresa catarinense Bry Certificação Digital, especializada no desenvolvimento de soluções de segurança para documentos eletrônicos.

Agora os associados a SUCESU-SC e toda a comunidade de usuários poderão adquirir certificados digitais do tipo e-CPF ou e-CNPJ por meio da entidade. Certificados destes tipos podem ser utilizados para assinar documentos eletrônicos, atribuindo a eles o mesmo valor que teriam se fossem documentos em papel.

Além disso, pessoas e empresas podem fazer uso de seus certificados digitais em diversas situações, como: declarar Imposto de Renda via Internet; consultar e atualizar cadastro de contribuinte pessoa física; resolver pendências com a Receita Federal; recuperar informações sobre histórico de declarações; emitir notas fiscais eletrônicas; assinar contratos digitais; acompanhar processos legais, consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal; emitir certidões; fazer a Redarf (Retificação de Documentos de Arrecadação Federal), entre outros serviços.

A parceria envolve ainda a possibilidade de uso gratuito de um software de assinatura digital desenvolvido e distribuido pela Bry, que permite assinar os documentos eletrônicos com o uso do certificado.

Carlos Eduardo Nascimento. Crédito: Rodrigo LóssioA entidade passa a oferecer aos seus associados uma maior facilidade de acesso a tecnologia que torna mais segura transações on-line, ferramenta indispensável em qualquer setor de atuação nos dias de hoje. A parceria com a Bry demonstra que a SUCESU-SC está conectada às exigências de um mercado cada vez mais rigoroso e, por isso, busca o que há de melhor em termos de tecnologia para a oferecer a seus associados novos serviços. Neste caso iremos agregar valores como segurança, praticidade e rapidez para maior eficiência na rotina de gerenciamento dos negócios de nossos associados.

Carlos Eduardo Nascimento, presidente da SUCESU-SC

Um dos projetos que mais tem demandado a aquisição de certificados digitais é a nota fiscal eletrônica. A partir do próximo mês, setembro, mais de 50 segmentos estarão obrigados a substituir a nota fiscal modelo 1 e 1-A pela nota fiscal eletrônica (NF-e).

Marcelo Brocardo. Crédito: Rodrigo LóssioOs fabricantes de TI e Telecon, que compõem grande parte dos associados da SUCESU-SC, estão entre os segmentos que devem aderir a tecnologia. A utilização de Certificados eletrônicos é essencial e obrigatória nestes casos, para validar e autenticar o documento eletrônico.

Marcelo Brocardo, presidente da Bry

SUCESU-SCPara mais informações sobre os certificados e a forma de aquisição, basta acessar o site da SUCESU-SC sobre o assunto. Mais informações podem ser obtidas, pelo telefone da SUCESU-SC (48) 3222 1344 ou por meio da Bry Certificação Digital no (48) 3234 6696.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem