Startup de SC na Aceleradora de Impacto, da Artemisia

Aceleradora de ImpactoA Xmile, startup de educação sediada em Santa Catarina, desenvolvedora de uma plataforma de jogos educativos e ferramentas de gestão pedagógica para escolas e redes de ensino, foi selecionada pela Artemisia – uma organização pioneira em negócios de alto impacto social no Brasil – para fazer parte da nova turma da Aceleradora de Impacto. A empresa está entre o seleto grupo de nove finalistas do programa – escolhidos entre mais de 450 projetos – o qual identifica empreendedores experientes, com forte intenção de gerar impacto social e que buscam viabilizar ou alavancar seus negócios melhorando a qualidade de vida da população de baixa-renda.

Fundada pelos empresários Nicolas Peluffo e Roberto Kaplan, a Xmile Learning nasceu de um sonho por um mundo onde todos têm acesso à educação de qualidade. A Xmile oferece uma plataforma multimídia com uma ferramenta de gestão pedagógica que atende, de forma complementar, a toda Educação Básica. Por meio de jogos contextualizados e interdisciplinares, relatórios de acompanhamento de aprendizagem e sugestões de ações para professores e gestores, a empresa oferece uma experiência de aprendizado estimulante, em larga escala e de grande potencial de impacto junto às escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A proposta social da Xmile abrange o compromisso de doar uma licença pública para cada licença privada contratada. A empresa também buscará aproximar a Rede Pública da Rede Privada criando o conceito de Escolas Irmãs, onde estas se comunicam, trocam experiências e se ajudam mutuamente.

Dentro da tese de Busca & Seleção de negócios da Artemisia, entendemos que o setor de educação seja um dos mais promissores com relação ao potencial de geração de impacto social. Ainda assim, são raros os casos de soluções educacionais que levam em consideração os aspectos lúdicos e interativos demandados pelos alunos, e capazes de fornecer ao profissional de educação informações de qualidade para o melhor direcionamento e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. E foi exatamente isso que nos chamou a atenção com relação à Xmile. Nos deparamos com um projeto de muita qualidade, ou seja: solução concebida dentro das dinâmicas da sala de aula, equipe extremamente capacitada e engajada no tema, compartilhando de uma visão de crescimento e multiplicação do impacto social pela melhoria da educação.

Nelo Brizola, coordenador da Aceleradora de Impacto

Sobre a Xmile
A Xmile é uma start up brasileira de Educação que consiste em uma plataforma multimídia com uma ferramenta de gestão pedagógica que atende, de forma complementar, a toda Educação Básica. Por meio de jogos contextualizados e interdisciplinares, relatórios de acompanhamento de aprendizagem e sugestões de ações para professores e gestores, a empresa oferece uma experiência de aprendizado estimulante, em larga escala e de grande potencial de impacto junto às escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Proposta Pedagógica da Xmile Learning se constrói na certeza de que as pessoas são diferentes entre si e congregam, não apenas potenciais próprios de aprendizagem, como bagagem anterior de conhecimentos variados. O maior desafio da empresa é estimulá-las em sua curiosidade e desejo pelo saber, potencializando suas descobertas e favorecendo seu acesso ao conhecimento de forma crítica. Saiba mais em: http://www.goxmile.com/.

Aceleradora de Impacto Artemisia
logo-artemisiaA Aceleradora de Impacto é o programa da Artemisia que identifica empreendedores experientes, com forte intenção de gerar impacto social, seleciona os melhores negócios sociais em estágio inicial, com alto potencial de crescimento, e acelera-os por meio de um programa intensivo de 6 meses, que oferece formatação do modelo de negócio, acesso a rede de mentores, capacitação da equipe e conexões com investidores, gestores e parceiros.

A Artemisia acelera negócios sociais desde 2007 e 61 negócios já foram acelerados. As 26 startups que passaram pelas 3 últimas turmas da Aceleradora de Impacto, vieram de 11 cidades de todo o Brasil e foram selecionadas após a análise de mais de 650 negócios. Os negócios obtiveram excelentes resultados: Foram mais de 500 mil pessoas das classes CDE impactadas, R$18 milhões de investimento recebidos e mais de 80% de aumento de receita, e para alcança-los, receberam mais de 800 horas de mentoria e 170 horas de capacitação da equipe.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem