Empresa catarinense lança social game para o Facebook

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Poderia ser apenas um jogo para quem gosta de moda, mas não é. A loja virtual – com roupas e acessórios à venda – também ensina o usuário a gestão do negócio, como controles de estoque e contratações de funcionários. Uma loja digital, mas que possibilita a compra de peças reais, disponíveis em um site de vendas que existe de verdade. Esse é o conceito do LOJA FELIZ, um jogo para o Facebook criado pelo portal de compras Posthaus e a empresa de jogos PalmSoft.

As empresas, genuinamente catarinenses, se uniram para criar algo inovador nas redes sociais. O objetivo é gerar a interação entre usuários do Facebook e/ou clientes do portal de compras. O jogo é, basicamente, a loja da Posthaus e o jogador deve administrar a loja e vender as peças dos catálogos aos clientes. A personagem inicia o jogo com um guarda-roupa enxuto, mas épossível adquirir novas peças durante o jogo, tanto na própria loja quanto na dos seus amigos. Quanto mais roupas e itens a loja possuir mais popular ela se torna e assim gera lucros.

Caso o jogador tenha interesse em algum item apresentado no jogo, ele pode facilmente passar do jogo para o site de e-commerce da empresa e adquirir o produto real. Os personagens podem ser personalizados de acordo com as características físicas de seus criadores ou suas preferências e vestidos com o estilo de cada um. Basta evoluir no jogo para conseguir novas opções de modelos para configurar seu personagem.

O desenvolvimento da primeira versão do jogo durou seis meses e já estão sendo preparadas algumas novidades para a próxima versão, como: desfiles de moda, a possibilidade de utilizar os créditos do próprio Facebook para adquirir itens, além de uma versão do jogo também para o Orkut.

O jogo
No catálogo do Loja Feliz estão peças ofertadas no Portal Posthaus e os produtos são atualizados de acordo com os lançamentos das coleções reais da empresa. O jogador deve escolher suas encomendas respeitando sua disponibilidade de caixa, suas preferências e as expectativas de ganhos associadas aos itens encomendados. No jogo há duas moedas correntes: o dinheiro (a moeda virtual principal), recebido por meio da compra e venda de roupas, e as Gold Coins (moedas de ouro), recebidas nas passagens de nível e por meio de ações específicas que podem ser realizadas durante o jogo, como visitar a loja de amigos (em breve será possível, também, comprar as Gold Coins com os Facebook Credits).

As Gold Coins são importantes para habilitar certas ações e facilitar outras, que levariam um pouco mais de tempo somente com o dinheiro normal. A Entrega Expressa de roupas encomendadas, por exemplo, é possível somente com as moedas de ouro, e ela ajuda a loja a ter um retorno mais rápido do que foi investido.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

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