Sistemas inteligentes para medição de energia

LinkedIn

Metering Latin AmericaO uso de sistemas informatizados que atuam no controle e medição do fluxo de energia entre concessionárias do setor de energia elétrica do país será um dos destaques do Metering Latin America 2009 e do Smart Grids Latin America 2009, que começa hoje em São Paulo (SP). A catarinense Way2 Technology, que desenvolve softwares para medição remota e gestão de contratos para companhias do setor no Brasil e na América Latina, demonstrará no evento seus sistemas e uma nova modalidade de oferta de sua tecnologia.

O Metering Latin America é considerado um dos principais eventos do calendário nacional do segmento de energia. A sétima edição da conferência irá analisar a importância das novas tecnologias inteligentes em meio à crise econômica em curso e como elas podem impactar positivamente e transformar o cenário futuro das concessionárias de energia da América Latina. O evento irá discutir as tecnologias de medição para o setor de energia elétrica – abordando também os segmentos de água e gás. Já o Smart Grids Latin America tem como objetivo demonstrar como a tecnologia digital pode contribuir para que as redes inteligentes possam fornecer eletricidade com economia, redução de custos e confiabilidade na entrega.

Way2 TechnologyAlinhado a estes conceitos, a Way2 atua desde 2004 no segmento de energia elétrica, tendo entre suas clientes empresas como Tractebel Suez, EDP Energias do Brasil, Enertrade, Brascan, Electra Energy, Elektro. Um dos diferenciais da empresa neste mercado está na modalidade de oferta das tecnologias de medição. A solução de gestão da medição de energia da Way2 está focada em serviço, ou seja, o cliente contrata a empresa para executar a medição inteligência de suas redes de energia, dispensando que as companhias de energia necessitem realizar grandes investimentos em infraestrutura de TI.

Esta modalidade permitiu que atendêssemos não somente grandes concessionárias, mas também pequenos investidores de geração de energia que necessitam fazer uso de tecnologias que auxiliam na medição. O modelo permite atender, por exemplo, as pequenas centrais hidrelétricas, que vem ganhando destaque nos últimos anos como alternativas para geração de energia.

Danilo Barbosa, diretor de Marketing e Produtos da Way2

Este diferencial fez, inclusive, a Way2 ser a vencedora em setembro do Prêmio Dell em Excelência em TI, disputa nacional que premia iniciativas inovadoras no uso da tecnologia para aprimoramento da experiência de seus clientes.

As soluções da empresa catarinense, que serão demonstradas em estande durante os eventos, foram desenvolvidas a partir de rígidas especificações de geradores, distribuidores e comercializadoras de energia do mercado nacional. As tecnologias atuam desde a medição remota, gestão de contratos, planejamento de médio e longo prazo de energia e até a análise de risco e retorno de cada projeto implementado.

Entre os profissionais esperados para as conferências em São Paulo estão todos os profissionais que atuam em funções de medição e gerenciamento de clientes nas concessionárias. São diretores, gerentes e supervisores de projetos de medição, dados, segurança, além de gestores de TI e consultores, que podem encontrar na tecnologia uma aliada no apoio à tomada de decisão de investimentos e controle das atividades operacionais.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem