Presidente da FINEP visita a UFSC

O presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Glauco Arbix, visitou a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na manhã de sexta-feira, dia 14, para conhecer alguns dos principais projetos de pesquisa da instituição e apresentar as novas linhas de trabalho do órgão, vinculado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ele foi recebido pelo reitor Alvaro Toubes Prata, que reuniu pesquisadores, diretores e a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes, para mostrar ao representante do governo federal alguns trabalhos considerados de ponta e que vêm projetando a Universidade no meio científico brasileiro.

Afirmando que a UFSC é bem referenciada na área da tecnologia e inovação entre as universidades brasileiras, Glauco Arbix ressaltou que a FINEP quer se transformar, em parceria com as instituições de ensino superior e as empresas, num órgão que estimule o desenvolvimento de projetos estruturantes capazes de ajudar o Brasil a queimar etapas e enfrentar os desafios do crescimento e as demandas que a competitividade mundial imporá ao país nos próximos anos.

Nossa capacidade de financiamento passou de R$ 300 milhões em 2002 para R$ 4 bilhões no ano passado e o retorno tem sido altamente positivo, mas não estamos preparados para dar conta das demandas em áreas de peso como o pré-sal e os desafios nos campos da saúde, defesa e desenvolvimento aeroespacial. Há necessidades prementes, como o melhoria da banda larga na telefonia, a capacidade de projetar e construir grandes navios e a produção de satélites, em que ainda dependemos demais da indústria estrangeira.

Glauco Arbix, presidente da FINEP

É neste sentido que a FINEP procura estabelecer essa parceria com as universidades, onde está o conhecimento. Na área do petróleo, por exemplo, há um vasto campo para as empresas nacionais, porque nenhum dos principais fornecedores da Petrobras, cujas compras crescerão substancialmente nos próximos anos, é nacional.

Com informações da AGECOM/UFSC

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem