São José Cidade Digital tem 150 km de cabos de fibra ótica da Globalwave

LinkedIn

O Município de São José é um dos primeiros do Estado de Santa Catarina a contar com um amplo projeto de Cidade Digital, com o objetivo de oferecer à população vários serviços eletrônicos nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e Administração, além de incrementar o desenvolvimento econômico da cidade.

O projeto São José Cidade Digital iniciou em 2009 e é composto por 18 subprojetos. A disponibilização da internet à população foi sendo realizada de forma gradual, a medida que o cabeamento, via fibra óptica, foi concluído, possibilitando, inclusive, a integração de serviços e órgãos da administração pública, dentre elas as escolas, creches, postos de saúde e secretarias. No próximo dia 21 de março, às 11h, a Prefeitura lança a nova etapa do projeto na rua principal do bairro Kobrasol.

Desde setembro de 2011, a Prefeitura já tem à disposição as “infovias” que permitem a interconexão de 116 localidades com acesso à internet de alta velocidade, desempenho e disponiblidade.

Além de promover a inclusão digital, a liberação dos novos pontos de internet grátis irão estabelecer um canal constante e dinâmico da Prefeitura com seus cidadãos.

Michel Schlemper, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Para viabilizar essa estrutura de comunicação, a Prefeitura firmou contrato, por meio de licitação pública, com a Globalwave Telecom, que tem sede em São José. A empresa josefense ampliou sua rede de cabos de fibra óptica para atender a necessidade do Município, de serviço de comunicação de dados, com alta velocidade e disponibilidade. Foram investidos pela Globalwave cerca de R$ 2 milhões nesta expansão e agora toda São José conta com mais de 150 km de cabos de fibra óptica e que atende, além da Prefeitura, empresas de todos os portes, condomínios residenciais e comerciais.

A interligação de todos os órgãos municipais, desde setembro de 2011, permite à Prefeitura Municipal o desenvolvimento de vários projetos da Cidade Digital, como monitoramento da frota de veículos da prefeitura, sistema de telefonia VoIP e comunicação, portal de compras eletrônicas, controle de acesso e ponto eletrônico, integração de serviços de saúde com prontuários eletrônicos e agendamento de consultas, integração da rede de ensino municipal com acompanhamento do desempenho dos alunos por pais, professores e secretaria de Educação, datacenter para armazenamento de informações e sistemas corporativos, acesso à internet por laboratórios de inclusão digital e profissional.

Tecnologia
A rede de comunicação da GlobalWave no Município de São José foi estruturada e viabilizada utilizando as mais modernas tecnologias de comunicação digital, com equipamentos GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network), que permitem o tráfego de um grande volume de dados por meio de cabos de fibra óptica.

Este projeto coloca o Município de São José entre uma das cidades digitais mais completas do país. A qualidade e velocidade de uma rede em fibra óptica é incontestável e será um diferencial no sucesso do projeto.

Eduardo Reis, gerente comercial da Globalwave Telecom

Sobre a GlobalWave
A GlobalWave Telecom é uma empresa de telecomunicações catarinense, sediada em São José. Iniciou suas operações em 2006 com foco em conectividade IP por meio da tecnologia WiMax. Atualmente opera em fibra ótica, com rede e mão de obra 100% próprios, que cobre toda a região metropolitana de Florianópolis e atende o mercado residencial e corporativo com serviços de banda larga, links dedicados, comunicação matriz-filial, serviços de datacenter, entre outros. A empresa é uma operadora de telecom com outorga da Anatel para prestação de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), registrada no CREA e com contrato para compartilhamento de infraestrutura de postes com a CELESC.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem
  • Belezaefundamental2009

    adorei a cidade digital mas gostaria de participar mas não sei como fazer.

  • Eu

    ESSA PORRA NAO FUNCIONA MERDA NENHUMA. TINHA QUE SER DE SJ NE