RIC Record apresenta série sobre TI em SC

Tecnologia CatarinenseO Grupo RIC Record veiculou de 7 a 11 de setembro, em suas emissoras RIC e Record News, uma série sobre o setor tecnológico de Santa Catarina, com ênfase nas iniciativas e projetos da Grande Florianópolis. Das diversas reportagens já realizadas por emissoras locais abordando o segmento, foi uma das mais abrangentes e completas, até pelo destaque e espaço que foi dado – cinco matérias de 4 minutos cada na média.

O TI Santa Catarina contribuiu indiretamente sugerindo algumas pautas e repassando algumas informações do setor.

Confira os destaques de cada reportagem da série dos jornalistas Alexandre Mendonça e Rildo Medeiros, com produção de Camila Spolti, e em seguida os vídeos publicados no YouTube, na sequência que foram exibidos.

1º dia – 07 de Setembro
Panorama do setor tecnológico no Estado e em Florianópolis, as tecnologias do dia-a-dia da população, as diferentes soluções aqui desenvolvidas, referências históricas, o papel da UFSC. Entrevistas: Rui Gonçalves, presidente da ACATE; prof. Edson da Rosa, diretor do CTC da UFSC; Carlos Roberto De Rolt, secretário de Ciência e Tecnologia de Florianópolis; estudantes de tecnologia e robótica. Confira!

2º dia – 08 de Setembro
Ensino e pesquisa de tecnologia na UFSC, a mão de obra no setor, a Petrobras e o relacionamento com Santa Catarina, projetos de Telemedicina. Entrevistas: prof. Clóvis Maliska, coordenador do SINMEC da UFSC; pesquisadores e estudantes da UFSC; dr. Márcio Coutinho, médico; Cleidson Cavalcante, gestor do departamento de Informática/Telemedicina. Confira!

3º dia – 09 de Setembro
Transformação de ideias em negócios, o papel das incubadoras, o CELTA e o MIDI, empresas incubadas Progic, Biokyra, Kombo, empresa graduada, Arvus. Entrevistas: Igor Gavazzi, sócio-diretor da Progic; profissionais das empresas; Isaías Masiero Filho, diretor da Biokyra; Jamile Sabatini Marques, coordenadora do MIDI; Roberta Ruffino, gerente comercial da Kombo; Gustavo Raposo, diretor da Arvus. Confira!

4º dia – 10 de Setembro
A crise mundial e o impacto no setor tecnológico catarinense, histórias de empresas, a IlhaService e a fabricação de PCs, a Reivax e a atuação no segmento de energia, a falta de profissionais para o setor, a formação do Instituto Federal de Santa Catarina. Entrevista: Rui Gonçalves, presidente da ACATE; Alcides de Brida, diretor da IlhaService; Fabrício de Brida, gerente comercial da IlhaService; Fernando Pons, diretor da Reivax; Carlos Ernani da Veiga, diretor do IFSC; alunos do IFSC. Confira!

5º dia – 11 de Setembro
Para onde caminha o setor tecnológico de Santa Catarina, os projetos do futuro do setor, inclusão digital e profissional, o projeto Futurus, o Sapiens Parque e seus projetos, a Animaking e o filme Minhocas, Sesi Talentos para a Indústria e o projeto de robótica para jovens, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e seus cursos. Entrevistas: alunos do projeto Futurus; José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque; Luciano Souza, professor de robótica do Sesi; jovens alunos de robótica; Nilson Bonacorso, coordenador do mestrado de Mecatrônica do IFSC. Confira!

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem