Realidade aumentada no Senai/SC

Realidade aumentada no Senai/SC. Crédito: DivulgaçãoO Senai/SC em Tubarão está desenvolvendo projetos com recursos de realidade aumentada aplicada à educação, com o objetivo de facilitar o entendimento e intensificar o aprendizado. Com o uso de um computador e uma webcam, uma equipe de colaboradores da instituição de ensino no Sul do Estado tornou possível visualizar objetos em três dimensões a partir de uma imagem em duas dimensões.

A intenção é utilizar nas aulas a tecnologia de realidade aumentada, que mistura imagens reais com digitais e facilita o entendimento dos alunos. O princípio do sistema é o reconhecimento de uma imagem na folha de papel, feito através de uma webcam. A imagem captada é então exibida na tela do computador, juntamente com um objeto desenvolvido em 3D, com o diferencial da interação.

Realidade aumentada no Senai/SC

Ainda se trata de um protótipo, mas o recurso pode ser usado na construção de ambientes virtuais interativos. A tecnologia de realidade aumentada é mais difundida na área de publicidade e a intenção do projeto é demonstrar que a ferramenta também pode ser utilizada como um recurso pedagógico, que intensifica o aprendizado ao fornecer informações complementares aos livros.

Em uma apostila de metalurgia, o aluno poderá visualizar, por todos os ângulos, uma peça que o material impresso descreve. Oito apostilas já foram integradas com a realidade aumentada. O objetivo é que, no futuro, o software necessário ao recurso possa ser rodado a partir da internet.

Thiago Geremias de Oliveira, coordenador do projeto

Este projeto, juntamente com outras boas ideias, serão apresentados ao público na etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro, em Joinville. A mostra incentiva o desenvolvimento da atitude inovadora de alunos e docentes e promove o intercâmbio técnico-científico com a comunidade industrial.

Conheça mais sobre realidade aumentada

Confira mais informações sobre o termo na Wikipedia e também em um portal sobre o assunto. Abaixo, um vídeo demonstra algumas aplicações da tecnologia.

Com informações da assessoria de imprensa do Senai/SC

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem