Prefeitura de Florianópolis lança sistema de rastreabilidade de serviços

Na próxima terça-feira, dia 13 de abril, a Prefeitura de Florianópolis irá apresentar uma nova ferramenta tecnológica que irá facilitar o dia a dia dos cidadãos que precisam solicitar serviços à administração municipal. Por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, os cidadãos poderão dar entrada nos serviços pela internet e acompanhar virtualmente todo o trâmite na Prefeitura até o resultado.

Para explicar o funcionamento desse novo sistema, a Prefeitura da Capital optou por uma solução artística, didática e criativa. Os bonecos e os atores da Turma do Papum farão duas apresentações teatrais para contar, de maneira simples e com situações do cotidiano das pessoas, como funciona e quais os benefícios do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos. As apresentações serão realizadas no dia 13 de abril, às 18h00 e às 20h00, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro da Capital, com entrada gratuita.

O sistema, que entra em operação a partir do dia 1º de maio, oferecerá sete serviços pela internet: autorização para corte e poda de árvores, autorização para utilização de espaço público, certidão de zoneamento, consulta de viabilidade para construção, aprovação de projetos e aprovação de projetos com alvará e habite-se.

Atualmente, para ter acesso a esses serviços, o cidadão precisa procurar uma unidade do Pró-Cidadão com toda a documentação necessária. O processo é aberto e, quando concluído, o cidadão é avisado do resultado. Com a nova tecnologia, os cidadãos poderão acessar o sistema pela internet, optar pelo tipo de serviço e informar seus dados. Para as solicitações que exigem documentos, como escritura do imóvel, CPF ou contrato de compra e venda, será possível encaminhar os mesmos digitalizados.

Na Prefeitura, o serviço será encaminhado virtualmente para o setor responsável. Todo o trâmite do documento será registrado com assinatura e protocolo digital. O objetivo da assinatura e do protocolo digital é substituir, no ambiente virtual, o carimbo e a assinatura física no papel. Dessa forma, o cidadão poderá saber quando – em que dia e horário – sua solicitação chegou a determinado setor e qual funcionário o recebeu. Assim, terá acompanhamento completo do andamento do seu pedido nos diferentes setores da administração municipal.

Com o sistema, os cidadãos ganham agilidade e transparência no trâmite de suas solicitações, além do acesso facilitado pela internet. Para a Prefeitura, a tecnologia representa o fim dos processos em papel e uma nova forma de se relacionar com os cidadãos. As pessoas poderão acessar a Prefeitura de suas casas, pela internet, requerendo e recebendo os serviços digitalmente. Assim, o cidadão poderá rastrear o processo como uma encomenda, passo a passo, com quem está, onde está e qual a situação.

Carlos Roberto De Rolt, secretário municipal de Governo

Com informações da Prefeitura de Florianópolis

Autor: Equipe TISC

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