Futurecom 2011: Intelbras lança produtos, mas o foco agora é oferta de soluções

Elcio de Moura, Intelbras

Elcio de Moura, Intelbras

A Intelbras é uma das maiores empresas nacionais do segmento de telecomunicações do país, reconhecida em todo o país por seus equipamentos na área de telefonia. Nos últimos anos passou a diversificar sua atuação investindo em outras áreas como segurança, redes e informática.

Na Futurecom deste ano, evento em que a empresa de São José (SC) já participa há diversos anos, a Intelbras anuncia o lançamento de novos produtos e serviços voltados para contact centers de todos os portes, além de soluções para telecom corporativa. Aliás, soluções é palavra de ordem para empresa, em que passará a integrar diversos equipamentos hoje desenvolvidos para atender a necessidade do cliente.

A Infinity Solution é uma destas soluções – uma central híbrida de grande porte, que consegue atender tanto linhas e ramais analógica e digitais, como também a telefonia IP, ou seja, voz sobre redes de dados. O produto atende até 1200 portas totalmente escalonáveis e é voltado para empresas de grande porte.

A Intelbras aproveita a participação deste ano na Futurecom para relançar uma aplicação de contact centers que permite a gestão de uma estrurutra de atendimento de ponta a ponta – o ICC – Intelligence Contact Center. O desenvolvimento e as primeiras aplicações se deram ano passado e em 2011 a empresa efetivamente o coloca no mercado. A solução integra em uma única plataforma IP – discador automático, gravador digital, URA, PABX/DAC IP e múltiplas funções de mídia como SMS, chat, e-mail e vídeo.

Contact centers é uma área recente para a Intelbras, com participação tímida, mas uma tendência de crescimento agressivo nos próximos dois anos. O investimento nesta área está aliado a um novo conceito que a empresa está colocando ao mercado – o da oferta de soluções -, indo muito além da visão que hoje se tem da empresa – a de ser somente uma indústria.

Elcio de Moura, Intelbras Soluções – Unidade de Negócios Corporativos

Outra experiência recente para a Intelbras está na oferta de um portfolio de serviços, área em que a empresa já afirma ter grandes contas e que irá se intensificar nos próximos anos. Entre os serviços oferecidos está, por exemplo, a gestão de toda planta de infraestrutura de TI e Telecom das empresas, além da oferta de produtos na forma de locação.

Esta oferta diferenciada tem exigido qualificação dos canais de venda das empresas, acostumados com a atuação da Intelbras somente com produtos. A intenção é continuar investindo e apontando em canais, não atuando de forma direta. Para isso, a empresa já iniciou um processo de identificação e capacitação de canais que tenham condições de atender o universo da convergência, telecom e telefonia IP.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem