Pixeon e Canon juntas na área médica

Imagens médicas impressas em papel sulfiteUma das características mais marcantes do polo tecnológico de Santa Catarina e, em especial, de Florianópolis é a diversificação de negócios e tecnologias aqui desenvolvidos. As empresas são criadas de uma necessidade específica de um nicho de mercado – acabam se desenvolvendo, especializando e se tornando referências nos segmentos que atuam.

É o caso da Pixeon, empresa da capital catarinense especializada no desenvolvimento de soluções para digitalização de imagens médicas. Nascida na incubadora MIDI Tecnológico, a Pixeon tornou-se referência no segmento médico em um mercado com players multinacionais. O trabalho realizado pela catarinense despertou uma destas gigantes, que de concorrente tornou-se parceira: a japonesa Canon.

Reconhecida mundialmente por seus equipamentos fotográficos e de imagens digitais, a Canon passou a atuar também desenvolvendo equipamentos para a área médica, por conta de seu expertise no tratamento de imagens. A multinacional encontrou na Pixeon a parceira ideal para ampliar a atuação neste segmento.

A aposta está na solução PixPrint, um servidor para gerenciamento de impressões e documentação de exames. Atualmente a maioria dos sistemas existentes de armazenamento e comunicações de imagens, chamados de PACS, não contemplam o módulo de impressão de exames em papel comum, sulfite.

A Canon tem no mercado equipamentos que se destacam pela qualidade, relação custo-benefício e garantia da marca. Atuando nesta mesma seara, a Pixeon prioriza esses parceiros, que garantem aos seus clientes uma solução de confiança, reconhecida e aprovada pelo mercado.

Karyne Lentz, gerente comercial da Pixeon

Esta tecnologia traz grandes vantagens para um dos setores mais tradicionais em imagens médicas: o da radiologia. Um único exame é capaz de gerar centenas de imagens e os tradicionais filmes radiológicos ainda é o recurso mais utilizado e que gera diversos passivos, principalmente ambientais na revelação. Trocar as chapas de raio-x pelas folhas de papel, além de mais sustentável, reduz os custos de clínicas médicas e hospitais na prestação deste tipo de serviço.

Com a parceria, nos consolidaremos como provedores de soluções para o segmento de diagnóstico por imagem, reconhecidos pela qualidade e pelo entendimento das necessidades de nossos clientes. A Canon tem grande preocupação com sua imagem e ter parceiros de destacadas qualidades, reconhecidamente apontadas pelos seus clientes, nos fizeram escolher a Pixeon.

Carlos Pereira, supervisor nacional de revendas Canon

No Brasil desde 1974, a Canon se destaca pelo desenvolvimento de tecnologia de gerenciamento de documentos e de imagem e pela fabricação de uma ampla variedade de produtos. A empresa japonesa tem atuação em mais de 200 países e faturamento na ordem dos US$ 34 bilhões. Aqui no país, conta com infra-estrutura própria e uma rede de revendas responsável pela distribuição de toda a linha de soluções corporativas.

Já a Pixeon é pioneira no país, com tecnologia 100% nacional, no desenvolvimento de sistemas capazes de captar, armazenar, manipular e distribuir toda e qualquer imagem médica em redes de computadores. Fundada no MIDI Tecnológico, instituição da ACATE e do SEBRAE-SC, foi considerada em 2008 a melhor empresa graduada, ou seja, criada numa incubadora, pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.

Com informações da assessoria de imprensa da Pixeon

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem