OlhóSEO 2013: gráficos sociais para entender relacionamentos

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OlhóSEO 2013O OlhóSEO 2013 trouxe na última sexta-feira, como primeira palestra na programação de Marketing Digital, a palestra “Gráfico Social: Resultados através de Relacionamentos”, de Estêvão Soares (@estevaosoares), diretor da Estrategi.ca. Em uma hora, Estevão resumiu a importância das interações com os usuários e maneiras que as informações disponibilizadas nas redes sociais podem ser utilizadas por empresas.

Estêvão começou lembrando o público que não é apenas o número de curtidas, RT’s, compartilhamentos e afins que importam na presença digital da empresa. Mais importante que o engajamento são as métricas, segundo ele. Isso porque ficar apenas acompanhando quantas curtidas um determinado post teve não é tão relevante quanto analisar todas as ações geradas pelo usuários, incluindo as conversões, que geram lucro. A análise de métricas também ajuda a conhecer o comportamento de seus usuários na rede.

Estevão Soares. Crédito: DivulgaçãoEstêvão trouxe estimativas sobre Big Data, mostrando que o excesso de dados e informações começa a se tornar um problema para todos.

Como as organizações irão lidar com esse excesso?. Para uma empresa conquistar um cliente, ela tem que ser cada vez mais inovadora em seu negócio. Como exemplo, a promoção da Pepsi no Into Now, que oferece uma garrafa de seu produto para quem interage em um aplicativo. É preciso fazer o usuário interagir, se relacionar com a empresa. O Waze e Opower também são exemplos.

Estêvão Soares (@estevaosoares), diretor da Estrategi.ca

Apesar de as redes sociais já oferecerem muita informação sobre os usuários, poucas empresas nacionais usam isso a seu favor. Ele lembrou que o Facebook e Google+ já possuem gráficos sociais, mesmo que ainda não esteja disponível para todos os usuários. Há também o problema de muitas pessoas não preencherem bem seus perfis, o que dificulta que a ferramenta funcione bem.

A necessidade de direcionar conteúdos específicos para diferentes públicos foi o último item da palestra. “Os clientes estão em momentos diferentes, esses grupos de pessoas têm que ser identificados e ter conteúdo focado para eles”, enfatizou.

Laryssa D’Alama, especial para o TI Santa Catarina

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

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