OlhóSEO 2012: Como detectar problemas de usabilidade no seu site

LinkedIn

A analista de SEO do Grupo Abril Ana Martins abriu as palestras do sábado, 5, do OlhóSEO 2012, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Ela apresentou cinco itens que considera importantes para melhorar a usabilidade de um site: tempo de feedback, páginas 404 e 503, formulários, busca interna e etapas de um processo.

Para ela é aceitável demorar até um segundo para dar um feedback aos usuários, e as páginas de erro devem ser elaboradas de modo a deixar mensagens explicativas ao leitor. Os formulários devem ser elaborados da maneira mais simples possível, o site deve deixar claro quantas etapas há em um processo de compra, por exemplo, e a opção de busca interna deve ficar o visível para o internauta.

Tudo deve ser pensado para pessoas que não usam a rede com a mesma frequência que os profissionais da área usam. É necessário observar usuários de verdade para fazer testes de usabilidade. Se uma pessoa não consegue fazer algo na internet ela vai se culpar e sair do seu site, e não é isso que nós queremos.

Ana Martins, analista de SEO do Grupo Abril

Por Nayara D’Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO 2012

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem