Ministro de C&T vem a Florianópolis

Sérgio Rezende

Sérgio Rezende

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, estará em Florianópolis nesta terça-feira para conhecer diversos projetos que estão sendo desenvolvidos na capital catarinense e que o MCT e seus órgãos tem participação.

Um destes é o Futurus, projeto piloto de inclusão digital e profissional voltado para alunos de escolas públicas da região da Grande Florianópolis. A pasta de Rezende financia a iniciativa, quem tem a UFSC como realizadora e UDESC, Instituto Sapientia, Fundação Certi e FEPESE como parceiros.

Ajudar jovens e adultos na difícil tarefa de escolher uma profissão se preparar para o mercado de trabalho é o principal objetivo do Futurus, iniciativa inédita no Brasil que terá Florianópolis como piloto do modelo. O projeto utiliza as mais avançadas tecnologias da informação e comunicação na formação e operação de uma grande rede de inclusão, que envolve prefeituras, secretarias de Educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Desafio Futurus

Projeto FuturusO Futurus também gerenciará uma gincana interativa, por meio de mesas multi-touch e um portal que permitirá aos alunos criarem seus currículos virtuais profissionais, acessar um guia de profissões da Grande Florianópolis e testar suas habilidades por meio de jogos online. A vinda do ministro a Florianópolis servirá como lançamento oficial da operação piloto do Futurus, que já está sendo executada desde abril deste ano.

A agenda de Sergio Rezende em Florianópolis inclui ainda uma visita ao LABelectron, laboratório-fábrica de placas eletrônicas também financiado pelo MCT, e ao Sapiens Parque, no Norte da Ilha. O ministro, que vem a Santa Catarina a convite da Fundação Certi e do governo estadual, participará na Casa d’Agronômica do ato solene de assinatura do decreto de regulamentação da Lei Catarinense de Inovação, com a presença do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, e do presidente da FAPESC, Diomário de Queiroz.

O TI Santa Catarina acompanhará na tarde desta terça a visita do ministro no Sapiens Parque e trará as novidades via Twitter e depois aqui mesmo no blog.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem
  • Pingback: Fapesc anuncia R$ 9,5 milhões para inovação | TISC - TI Santa Catarina | Tecnologia e Inovação()

  • Olá Rodrigo,

    Gostaria de acrescentar que as mídias interativas das mesas multitouch citadas foram desenvolvidas em Flash por nós da Sandbox Mídias Interativas. Também participaram as empresas Hoplon, com a navegação e engine 3D totalmente integradas com o Flash e a Animaking, que criou os vídeos e elementos visuais.

    Abraço,
    Luiz Daniel Lima | Sandbox

  • Olá Daniel, grato pelo complemento. Muito importante a informação de que empresas baseadas em Santa Catarina tem contribuído ativamente nos projetos do Sapiens, não precisando importar estas tecnologias.

  • Rodrigo. Acho que essa visita poderia ter sido melhor explorada se existisse integração dos setores de tecnologia do estado e da cidade. Esse distanciamento entre a academia e o setor produtivo deveria diminuir.