Jovens de SC participam da maior feira de ciência e tecnologia do mundo

LinkedIn

A Intel Brasil anuncia que um projeto de Santa Catarina fará parte da Delegação Brasileira de jovens estudantes selecionados para disputar a edição de 2012 da Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Ele se juntará a outros 17 projetos que foram finalistas das duas principais feiras nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS).

O projeto de Santa Catarina selecionado tem como tema: Escolha da solução ideal do vinagre de banana para captura da mosca das frutas. Foi desenvolvido em Camboriú, pelos estudantes Felipe Soares Wolff e Hilário Zornitta Júnior, com a orientação do professor Edson João Mariot. O principal objetivo da pesquisa foi determinar qual a solução com base de vinagre de banana é a mais eficiente para captura inicial e final do inseto adulto da mosca das frutas.

A Intel ISEF deste ano acontecerá em Pittsburgh, EUA, entre os dias 13 e 18 de maio, e contará com a participação de 1.500 estudantes, que apresentarão projetos de 65 diferentes países, concorrendo a prêmios em dinheiro e bolsas de estudos nas mais renomadas universidades do mundo.

Na edição de 2011, a delegação brasileira teve o maior número de premiados de toda a América Latina, com 11 projetos vencedores. O grande destaque foi a conquista do estudante paulistano Matheus Manuppela. Com o primeiro lugar da premiação da Illinois Institute of Technology, na área de Comportamento e Ciências Sociais, o jovem foi premiado com US$ 60.000,00 em bolsa de estudos na universidade devido ao seu projeto sobre a utilização de jogos de vídeo como método de concentração e autocontrole para adolescentes portadores de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Conhecimento técnico e criatividade são as principais características desses futuros cientistas. Cabe à sociedade gerar oportunidades para que possam apresentar e desenvolver suas ideias. E é exatamente o que temos feito. A Intel patrocina e apoia feiras de ciências no Brasil e em todo o mundo para gerar oportunidades a esses futuros cientistas. Ao todo, já enviamos mais de 700 jovens para este intercâmbio cultural e científico, na ISEF.

Fernando Martins, presidente da Intel Brasil

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem