Joinville recebe a primeira edição do Startup Weekend

Compartilhar ideias, formar equipes e criar novas startups em 54 horas. Estes são os objetivos do evento que segue até domingo (28), na ACIJ

Tìtulo título

120 empreendedores e entusiastas se reúnem até domingo para desenvolver novos negócios, na sede da ACIJ. Foto: Divulgação

Pela primeira vez, Joinville recebe o Startup Weekend, uma iniciativa que reúne 120 empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas para compartilhar ideias, formar equipes e criar novas startups. O evento, que ocorre entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2016, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), é promovido pelo programa StartupSC, do Sebrae Santa Catarina. O objetivo é incentivar a criação de negócios digitais que procuram resolver questões cotidianas.

Para Tiago Brandes, fundador da startup joinvilense Meus Pedidos e mentor do evento, sediar o Startup Weekend ajuda a posicionar a cidade como um dos grandes polos empreendedores do Brasil. Recentemente, Joinville foi considerada a 9ª melhor cidade do país para quem deseja abrir o próprio negócio em uma pesquisa organizada pela Endeavor.

“Empreender é um desafio constante e o caminho é marcado por incertezas. Queremos passar para os participantes e novos empreendedores, porém, que com muito estudo e determinação isso é possível. A Meus Pedidos é um exemplo disso: de um ano pra cá conseguimos aportes de dois grandes fundos de e contratamos 45 pessoas, triplicando o número de colaboradores”

Tiago Brandes, fundador da startup Meus Pedidos.

Piero Contezini, CEO da Asaas – startup que oferece serviços financeiros a pequenas empresas e microempreendedores -, também participa do evento. Ele já atua como mentor de negócios de tecnologia em outras startups de sucesso como GuiaBolso e Motoboy.com e aposta em eventos como esse para destacar ainda mais o potencial da cidade.

“Joinville historicamente é uma cidade empreendedora, no entanto, até hoje o incentivo à criação de empresas de tecnologia ficou centralizado na Capital. Esse evento vai mostrar para a comunidade que existem grandes problemas a serem resolvidos aqui, pessoas capacitadas e um ecossistema pronto para apoiá-las”.

Piero Contezini, CEO da Asaas

O Startup Weekend representa uma rede global de líderes e empreendedores cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. O evento segue um modelo padrão em todas as cidades onde é realizado. O público irá receber ainda o feedback dos mentores e demais participantes sobre a sua proposta. Ao todo, mais de 8 mil startups foram criadas em eventos realizados em cerca de 100 países.

Durante um final de semana, os aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. A programação conta com a formação de equipes em torno das melhores ideias, determinadas por votação. Daí em diante, serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos com potencial de sucesso e, mais uma vez, os participantes receberão o feedback dos mentores.

“Nossa missão neste fim de semana não se limita a apenas criar startups locais, queremos apoiar principalmente o empreendedorismo em si na nossa cidade. Parte da experiência de aprendizagem no Startup Weekend é apresentar práticas que estimulem o crescimento e a inovação aqui em nossa casa”

Alexandre Souza, gestor do projeto StartupSC/Sebrae e um dos organizadores do evento.

Patrocinado mundialmente por empresas como Google e Coca-Cola, a edição de Joinville tem como patrocinadores o Sebrae/SC, a ACIJ, o Inovaparq, a Meus Pedidos, a ContaAzul, a Embraco, o Hiper, agência On the GO e Design Inverso.

SERVIÇO:

Local: Auditório da ACIJ – Av. Aluísio Píres Condeixa, 2550, Saguaçu

Data: 26 a 28 de fevereiro de 2016 (começa na sexta-feira, 26 de fevereiro às 18:00 e vai até domingo, 28 de fevereiro às 19:00)

Facebook: https://www.facebook.com/swjoinville

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem