Diretoria da Petrobras visita Sapiens Parque

LinkedIn

PetrobrasO diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e o gerente geral do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ricardo Beltrão, visitam as obras do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (InPetro), em construção no Sapiens Parque, nesta segunda às 14h30.

Resultado da parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Petrobras, o projeto soma investimentos de R$ 32 milhões e será inaugurado em 2010. Até o final do segundo ano de operação, a expectativa é gerar cerca de 150 empregos e, em longo prazo, empregar 500 pessoas e envolver cerca de 300 pesquisadores. O Instituto vai se dedicar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia voltada à energia renovável e à exploração do petróleo pré-sal.

Estamos em uma nova era de pesquisa, o InPetro é um marco na política de investimento em estudos relacionados à energia. Com o avanço das pesquisas, o país pode exportar muito mais do que petróleo e se consolidar como uma rede de bens e serviços.

José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens

Em busca do pré-sal
Em uma área de 9 mil metros quadrados, o Instituto contará com laboratórios de pesquisa e um tanque experimental, onde será desenvolvido um sistema de visão submarina para monitorar estruturas e auxiliar no reparo de cascos de navios. Também vai contar três poços secos com 120 metros de profundidade para testar técnicas de bombeamento de petróleo utilizando outros líquidos e desenvolver tubos de fibra de vidro e de carbono, que são imunes à corrosão, para uso nas plataformas.

Com informações da assessoria de imprensa do Sapiens Parque

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem