Iniciativa irá mapear cursos do setor de tecnologia em Santa Catarina

LinkedIn

Monitorar o sistema de ensino voltado para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação catarinense a fim de analisar a quantidade de profissionais preparados anualmente para o mercado de trabalho, bem como os cursos disponíveis para qualificação. Essa é uma das propostas da pesquisa Mapeamento de Cursos relacionados a Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina. O lançamento da iniciativa ocorre na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, às 17h30, em Florianópolis.

Promovida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), a pesquisa também contará com o apoio das instituições de ensino técnico e superior do estado para identificar os cursos oferecidos ao público que deseja integrar no setor de TIC catarinense, o número de estudantes em curso, número de profissionais formados por essas instituições, entre outros dados.

Essa pesquisa irá complementar a anterior, lançada em julho deste ano e focada no mapeamento de carreiras profissionais existentes no setor de TIC. Contando com o apoio de empresas com atuação no segmento de tecnologia catarinense, foi realizado o mapeamento de todas as carreiras, habilidades e competências hoje existentes no setor, além da identificação da quantidade de profissionais empregados, a demanda reprimida, expectativas de contratação nos próximos anos, o perfil e a qualificação técnica dos profissionais buscados pelas empresas, quantos empregos podem ser gerados no futuro, entre outras informações.

Ações coordenadas de formação profissional serão incentivadas com base nos dados captados.

Queremos gerar oportunidades de inclusão social por meio da inclusão profissional em um mercado promissor, além de buscar reduzir a atual carência por profissionais qualificados, hoje considerada um grande obstáculo ao desenvolvimento do nosso setor. Todos estes esforços fazem parte de um amplo projeto da ACATE – chamado Universidade Setorial -, que visa integrar todos os atores interessados no desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e capacitação de profissionais.

Moacir Antônio Marafon, vice-presidente da ACATE e coordenador das ações de capacitação

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem