Governo formaliza programa SC Games

LinkedIn

SC GamesO crescimento do polo de tecnologia da informação e comunicação de Santa Catarina despertou a criação de uma outra indústria para o Estado, igualmente competitiva: a do entretenimento digital. Após o surgimento de algumas empresas como a Palmsoft e Hoplon, entidades empresariais, centros de ensino e o Governo do Estado resolveram apostar e criar aqui um polo específico para o segmento.

O governador Luiz Henrique da Silveira acaba de formalizar oficialmente o Santa Catarina Games e Entretenimento Digital – SC Games – como programa do governo estadual, por meio do decreto nº 2.338, de 21 de maio de 2009. Entre as finalidades do programa estão o fomento ao desenvolvimento do setor no Estado, a preparação de recursos humanos para atuarem nas empresas e a divulgação nacional e internacional dos produtos e serviços produzidos em Santa Catarina.

Condomínio do SC Games

Condomínio do SC Games

O programa já mantém no bairro Agronômica, em Florianópolis, um condomínio empresarial que, além de abrigar empresas madrinhas, possui uma incubadora de empresas e um laboratório de computação. Estas empresas também são responsáveis por estimular, orientar e apoiar o desenvolvimento do polo de games. São 2 mil metros quadrados mantidos pela SC Parcerias, FAPESC, CIASC e FAPEU/UFSC.

Com a formalização pelo Governo do Estado, o SC Games passa a contar com uma comissão gestora, cuja presidência está a cago da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Além dos órgãos do Governo, podem participar e colaborar com o SC Games instituições de ensino e pesquisa, associações empresariais, ONGs e outras organizações públicas, entidades e instituições privadas interessadas.

Este decreto do Governo do Estado é uma importante vitória, que concretiza mais um passo em direção ao fortalecimento do setor. Temos que agradecer a todos que direta ou indiretamente estão contribuindo para avançarmos neste projeto.

Paulo Luna, diretor do DGOV – Diretoria de Governança Eletrônica do Governo do Estado, um dos principais articuladores do SC Games

I Simpósio SC Games

Simpósio SC GamesNesta sexta, sábado e domingo, 5 a 7 de Junho, acontece o primeiro Simpósio da SC Games, no CentroSul. Organizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pelo Pólo de Games do Estado de Santa Catarina, o evento é direcionado a todos os pesquisadores, professores e alunos, de graduação e pós-graduação, de cursos voltados ao desenvolvimento e design de jogos e áreas afins, do Brasil e do exterior.

O evento contará com mesas redondas, sessões técnicas, palestras, mostra de trabalhos, mini cursos e concursos de jogos para novos desenvolvedores. Em paralelo, no sábado e domingo, acontece também o Gameway 2009, considerado o maior evento de games do Sul do Brasil.

O TI Santa Catarina estará no evento e fará uma cobertura de algumas das palestras e acompanhará as novidades catarinenses. Acompanhe pelo Twitter e em posts aqui no blog.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem