Google e IBM em Floripa: cases de tecnologia para o terceiro setor

LinkedIn

Estimular o uso da Internet para promover ações do terceiro setor e mostrar possibilidades tecnológicas para garantir uma presença digital relevante e para propagar causas sociais são os objetivos da primeira edição do TiB’10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social. O evento gratuito será nas próximas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em Florianópolis. Com público estimado em mais de 500 pessoas, o seminário contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, representantes da IBM e do Google Brasil.

Na tarde da próxima quinta-feira (21), a gerente em cidadania corporativa da IBM Brasil, Ana Claudia Figueiredo, apresentará o World Community Grid (WCG). Trata-se de uma comunidade global, liderada pela IBM, na qual qualquer pessoa pode “doar” o tempo ocioso de seus computadores para pesquisas científicas. Através da tecnologia grid computing, a WCG conta com a contribuição de mais de 500 mil pessoas inscritas de 80 países.

Segundo dados de agosto deste ano, 1.580.000 computadores de todo o planeta estão conectados a um supercomputador que processa dados quando as máquinas estão em ‘modo de descanso’. O poder computacional que esses computadores formam atualmente equivale a mais de 374 mil anos de processamento de dados doados para pesquisas. O WCG auxilia entidades e órgãos de pesquisa que realizam estudos em áreas como Aids, Câncer e Dengue.

No mesmo dia, antes do case da IBM, o gerente da área responsável pela aquisição de clientes de médio porte do Google Brasil, Michel Sciama, mostrará ferramentas da empresa que podem ser usadas por entidades e organizações do terceiro setor para ampliar sua visibilidade e das ações desenvolvidas. Serão apresentadas soluções gratuitas e pagas, como You Tube, links patrocinados, Google Adwords e Google Grants.

O programa Google Grants possibilita às organizações promover seus websites por meio de publicidade no Google. É uma ferramenta gratuita destinada especificamente para ONGs e entidades ligadas ao terceiro setor.

Foram estabelecidas cotas para uso gratuito desta ferramenta, mas até agora várias entidades já utilizarem este recurso e tiveram bons resultados. Um exemplo foi o case “Hora do Planeta”. A ação realizada este ano pela WWF Brasil utilizou a ferramenta Google Grants na divulgação.

Michel Sciama, gerente do Google Brasil

A programação do TiB’10 conta ainda com outras palestras, apresentação de cases de sucesso na área. Entre os destaques está a palestra de abertura com Emmett Carson, CEO da Sillicon Valley Community Foundation, da Califórnia (EUA). Durante o seminário também será lançado o Portal Transparência, do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e realizada a oficina “Como aproveitar as oportunidades da internet e construir uma presença online relevante para sua organização”.

A previsão é de que mais de 500 pessoas participem do evento na Assembleia Legislativa do estado ao longo dos dois dias. As inscrições já estão encerradas.

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem