Floripa recebe fórum de secretários de C&T

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de CIência, Tecnologia e InovaçãoA capital catarinense será anfitriã na próxima semana, dia 24, da reunião do fórum nacional com secretários municipais responsáveis pela área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Região Sul. Florianópolis ganhou recentemente uma secretaria com este fim e o evento será um importante espaço para troca de experiências entre os órgãos.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação foi criado em 2001, em Vitória/ES, com o objetivo de organizar, capacitar e articular as secretarias municipais envolvidas com a área de C&T. A iniciativa visa intensificar a participação dos municípios na definição e na execução, articulação e integração das políticas estaduais e nacional de CT&I.

Além de reunir as representações dos municípios brasileiros que atuam na área de C&T, o Fórum tem atuado na adesão de novos municípios e na disseminação de uma cultura de ciência tecnologia e inovação, incentivando a estruturação de Núcleos de gestão do tema nos municípios.

O encontro, com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, será realizado no próximo dia 24 de novembro, terça-feira, das 9h às 12h30min, no Centreventos Ministro Renato Archer – CELTA – Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis. O público será formado por representantes de todos os municípios da Região Sul com estrutura de apoio a C&T.

Embora exista uma política nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação e uma corrida dos estados brasileiros no sentido de incorporar, nas suas estratégias e planos estaduais, a C,T&I, com as Leis de Inovação, efetivamente os municípios devem ser protagonistas das ações de C,T&I em prol do desenvolvimento sustentável. As municipalidades precisam crescer com sustentabilidade e isto só será possível se ciência, tecnologia e inovação forem incorporadas em suas estratégias econômicas. No entanto, esses aspectos não têm sido tratados com a urgência ou prioridade merecidas nas discussões e estratégias municipais relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Silvio Ramos, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de C&T&I

Além dos representanes dos municípios, participam do evento o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, o prefeito de Florianópolis, Dario Elias Berger, o presidente da FAPESC, Antônio Diomário de Queiroz, entre outros.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem