Alkimat: diversificação com o laser

Usar o potencial do laser para, com criatividade, beneficiar os mais diversos tipos de materiais – do couro aos bordados, do acrílico ao MDF -, contribuindo para segmentos como o da comunicação visual, indústria têxtil e calçadista, brindes e lembranças, entre outros. É assim que a Alkimat Tecnologia, empresa de São José que atua com quatro unidades de negócios, está ampliando sua atuação no mercado catarinense e nacional. A empresa foi uma spin-off corporativa, criada a partir da Automatisa Sistemas, fabricante de máquinas de corte e gravação a laser de Florianópolis.

Criada com foco no desenvolvimento de produtos e suprimentos para utilização em máquinas que operam com laser para fins industriais, a empresa, liderada pelos sócios Murilo Fendrich e José Maria Mascheroni, está diversificando sua atuação, tendo no horizonte as diversas aplicações que o laser oferece. O principal produto da Alkimat, de fabricação própria e com um único concorrente em escala mundial, é um aditivo para marcação com laser.

O Laser Scriptor permite marcar metais, cerâmicas e vidros com elevada resistência a diversos tipos de desgastes, corrosões e ataques químicos. Esta característica dá durabilidade às peças marcadas, pois oferece uma marcação indelével, ou seja, que não pode ser retirada. Um dos setores que mais tem se beneficiado com esta tecnologia é o mercado de codificação e rastreabilidade, por exemplo. Inclusive nesta área que a empresa, aberta a menos de dois anos, foi uma das selecionadas pelo PRIME, programa nacional voltado a oferecer recursos em subvenção para empresas nascentes.

A inovação na produção e fabricação do Laser Scriptor, que teve forte cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem despertado principalmente o mercado externo – 85% do faturamento do produto vem de países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia.

Além da fábrica, uma das unidades de negócios é a Loja do Laser – um portal de e-commerce voltado para a venda de produtos do segmento laser. Por lá, a empresa revende aditivos, materiais como plástico, MDF, acrílico, cerâmica, couro e metais, além de lentes e produtos para utilização nas máquinas a laser.

A popularização dos equipamentos de gravação com laser no mercado brasileiro tem impulsionado nossos negócios. Estamos apostando na diversificação para poder prestar nossos serviços para os mais diversos segmentos que tem procurado a inovação que o laser proporciona.

Murilo Fendrich, sócio-diretor da Alkimat

A ArteLaser é a unidade de serviços da Alkimat – por meio dela, designers, arquitetos, profissionais de comunicação visual e empresas no geral podem utilizar os serviços de aplicação, marcação e corte que o laser oferece. A empresa conta com mais de uma dezena de máquinas, com diversas potências e utilidades, para beneficiamento de materiais utilizando o laser. Novos equipamentos estão sendo adquiridos – tanto nacionais quanto internacionais – para ampliar a produção e a crescente demanda por serviços relacionados.

O encanto pelo laser fez a empresa passar atuar em duas novas áreas, ligadas à criatividade e o design de qualidade. Por meio de parcerias, a empresa está lançando para o mercado nacional duas marcas de produtos. A VacaValiente, marca argentina que desenvolve diversos produtos – de decoração a materiais de escritório – utilizado como matéria-prima o couro. Aliada ao laser, a marca esbanja criatividade na fabricação das peças e a entrada no Brasil se dará por meio da parceria com a Alkimat.

Outra linha de produtos que viu no laser um mercado a ser explorado é o ramo de bijuterias. A empresa está lançando a marca Raro, que vai utilizar produtos como madeira, couro, dentre outros materiais para criar peças como colares e brincos. As coleções ainda estão em desenvolvimento e em breve serão lançadas.

Inclusive está entre os planos da Alkimat desenvolver parcerias com escolas de moda de todo o país para apresentar os benefícios do laser neste segmento.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem