Florianópolis recebe fórum nacional sobre certificação digital

Ilustração: CertforumEmpresas especializadas em certificação digital reunem-se no dia 12/5 para discutir o setor no 9º CertForum – Etapa Florianópolis, das 8h às 18h no Centro de Convenções CentroSul. Na programação estão previstos palestras e mesas de discussão sobre temas como “possibilidades de uso do registro de identidade civil”, “panorama do desenvolvimento de TI em Santa Catarina” e “prestação judiciária online”. As inscrições podem ser realizadas no site do Certforum.

Um dos destaques do Certforum será a comemoração dos 10 anos de instituição da Infraestutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Logo após a cerimônia de abertura, serão homenageados órgãos e instituições que incentivaram o uso da certificação digital no estado e que contribuíram para a marca de mais de um milhão de certificados emitidos no ano passado.

Inauguração da sala cofre

No dia 11/5 ocorre cerimônia para comemorar a inauguração da sala cofre. Fruto de acordo de cooperação firmado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a sala cofre foi feita para viabilizar o compartilhamento do conhecimento voltado para a certificação digital.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, explica que o objetivo dessa parceria com a Universidade é exatamente permitir que todo o processo de certificação que inclui software, hardware e a próprio ambiente seguro possa ser desenvolvido e testado pelos estudantes, de forma a viabilizar a formação de profissionais para a área.
Para o professor supervisor do Laboratório de Segurança da Informação (LabSec) da UFSC, Ricardo Custódio, o estado tem um duplo motivo para comemorar.

“Primeiro, pela inauguração de um dos melhores ambientes de computação segura do Brasil na UFSC, a nossa Sala Cofre, que tem permitido o desenvolvimento de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão com resultados concretos e com qualidade para a nossa comunidade. Segundo, pela realização do Certforum em Florianópolis, no ano em que a ICP-Brasil comemora seus 10 anos”, enfatiza.

Coelho ainda salientou que esse momento da inauguração da sala cofre também marca o início do processo de migração da ambiente de back-up da AC-Raiz da ICP-Brasil para a UFSC.

Com informações da assessoria de imprensa do ITI

Autor: Diego Cardoso

Jornalista, lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, magna ut ullamcorper consectetur, sapien felis faucibus eros, eget gravida lacus risus vel justo. Sed venenatis nulla molestie ipsum faucibus elementum. In posuere mi orci, imperdiet ullamcorper neque malesuada sed. Fusce aliquet eros in tincidunt maximus. In hac habitasse platea dictumst. Donec eros nunc, pharetra id luctus eu, pharetra in risus. Proin eget dolor eget purus sagittis facilisis sed a purus.

Compartilhe esta postagem