Fintechs ganham vertical de negócios em SC

LinkedIn

SC ganha vertical de negócios para fintechsSanta Catarina ganha na próxima semana a primeira vertical de negócios voltada para o segmento das fintechs – empresas que desenvolvem tecnologia para o setor financeiro. A iniciativa é da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e tem o apoio da Cetip, integradora do mercado financeiro. O lançamento será no dia 06 de outubro, na sede da ACATE, em Florianópolis. 

De acordo com levantamento do FintechLab, existem no Brasil mais de 200 startups fornecendo serviços financeiros inovadores para pessoas e empresas – as fintechs ora desafiam, ora complementam as ofertas tradicionais das grandes empresas do setor financeiro. O diretor do grupo será Roberto Dagnoni, vice-presidente e diretor de Novos Negócios da Cetip, que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Na avaliação da Cetip, que recentemente anunciou fusão com a BM&F Bovespa, Santa Catarina pode se tornar um importante polo desenvolvedor de tecnologias para finanças no país. 

“Além da promoção de eventos e de incentivar o compartilhamento de experiências entre seus membros, a Vertical pretende proporcionar o desenvolvimento de ofertas complementares e competitivas para o setor de serviços financeiros, a partir da colaboração entre as empresas”

Roberto Dagnoni, vice-presidente e diretor de Novos Negócios da Cetip.

Segundo estudo da Capgemini, o uso de serviços de fintechs no Brasil está acima da média global. A pesquisa mostra que 74% dos consumidores brasileiros utilizam produtos ou serviços dessa categoria, enquanto a média global é de 63%. Na avaliação do presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, as fintechs têm revolucionado o modo como as pessoas realizam operações financeiras, já que a população está indo menos aos bancos e passando a utilizar tecnologias alinhadas com o conceito de fintech, como aplicativos para pagamentos, empréstimos e gestão financeira.

“Essas startups estão impactando os negócios das instituições financeiras, que têm buscado se reinventar, sobretudo na maneira como se relacionam com os clientes”

Daniel Leipnitz, presidente da ACATE

O lançamento da Vertical Fintech, no dia 06 de outubro, acontece das 9h30 às 12h30, no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, com  apresentação sobre Fintech no Brasil, palestra e dinâmica facilitada pela Clay Innovation / FintechLab, apoiando a organização da Vertical. Inscrições para o evento estão disponíveis gratuitamente aqui.

Compartilhe esta postagem