EDTED’11: otimização de busca para WordPress

LinkedIn

Mestre SEOSer encontrado pelo buscador e quais técnicas os programadores, designers e gestores de conteúdo precisam fazer uso para otimizar seus sites e portais baseados no WordPress. Esta foi a temática da última palestra da edição 2011 do EDTED Florianópolis, dada por Fábio Ricotta, um dos principais especialistas em Search Engine Optimization do Brasil e um dos co-fundadores do Mestre SEO, consultoria que tem como foco serviços nesta área.

O WordPress é um CMS utilizado por diversas grandes marcas como o Techcrunch, Spotify, People Magazine, Wall Street Journal. Hoje são mais de 1400 temas gratuitos no diretório oficial do sistema. São mais de 16 mil plugins oficiais à disposição dos programadores. 22 a cada 100 novos domínios nos Estados Unidos estão baseados no WordPress.

Fábio Ricotta

Uma das vantagens do WordPress é uma melhor indexação por ferramentas de busca. Entre os motivos estão a possibilidade de uso de links permanentes, que descrevem o conteúdo de uma página pela URL do site. Serviços de atualização também é uma vantagem, que ajuda a notificar diversos serviços de indexação de conteúdo e informar novos posts assim que são publicados.

O uso de plugins podem contribuir ativamente na melhoria na otimização da busca nos sites em WordPress. Entre eles estão o Yoast WordPress SEO, Pagenavi, Similar posts, Akismet, Restrict Uploads, FB Like Thumbnail, WP Super Cache.

Os recursos destes plugins permitem técnicas como configuração de títulos em qualquer página do WordPress, integração com ferramentas oficiais do Google para webmasters, regras de indexação, alteração dos XML Sitemaps dos sites, criação de caminhos de navegação (breadcumbs), gestão e controle de RSS, paginação de posts, publicação de posts relacionados, ferramentas de controle de comentários em SPAM, integração entre as imagens de posts e o Facebook, controle e gestão de cache de blogs.

Outro aspecto importante que auxilia ativamente na otimização do site para busca é a qualidade do conteúdo e a forma que ele é produzido para o site. Por meio de ferramentas é possível identificar os termos mais utilizados e procurados para quando for escrever sobre algum assunto possa identificar quais são estes conteúdos.

O Yahoo Respostas auxilia a identificar assuntos que as pessoas estão buscando e questionando, ajudando a pautar conteúdos para posts em temas que o site pretende ser referência. Assim como o Google Trends e Insights permitem identificar os termos mais buscados no principal buscador da internet.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem