Especialista internacional faz palestra sobre APIs em Florianópolis

Como fazer e manter bons projetos de API (Application Programming Interface)? O projeto e desenvolvimento técnico destas interfaces é o foco da palestra gratuita que será ministrada por Jim des Rivières, no auditório Professor João Ernesto E. Castro, do CTC/UFSC, em Florianópolis (SC). Será na próxima quinta-feira (09), a partir das 19 horas.

O canadense é um dos principais arquitetos das plataformas Eclipse e Jazz na Object Technology International (OTI) da IBM, em Ottawa, no Canadá, além de ser co-autor do consagrado livro “The Art of the Metaobject Protocol”, lançado em 1993.

Durante a palestra “Projeto e evolução de APIs”, Jim des Rivières debaterá com profissionais e estudantes do setor tecnológico sobre temas técnicos avançados, delineando a concepção inicial e evolução do projeto de APIs. Mas, Jim não deixará de contar também interessantes histórias das trincheiras do desenvolvimento de APIs.

O evento está sendo organizado pelo Laboratório de Software Educacional (Edugraf/INE/CTC) da UFSC. Apoiam esta iniciativa a Audaces e Dialetto Comunicação.

Mais informações pelo e-mail: palestrajim@edugraf.ufsc.br e pelo site: http://palestrajim.edugraf.ufsc.br/.

Sobre o palestrante Jim des Rivières
É um dos arquitetos da plataforma Eclipse, especialmente no projeto global de suas APIs. Jim foi arquiteto-principal e projetista de API de vários Ambientes Integrados de Desenvolvimento (IDEs), incluindo o famoso IBM VisualAge/Smalltalk e o IBM VisualAge Micro Edition. Antes de se juntar à OTI (Object Technology International) em 1993, Jim trabalhou no Xerox PARC, sendo co-autor do influente livro “The Art of the Metaobject Protocol”, e de vários artigos em reflexão computacional.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem