EDTED’11: email marketing em tempos de redes sociais

As mudanças do universo do email marketing diante das redes sociais. Com esta abordagem, o diretor da catarinense eCentry, Stamatios Stamou Jr., abriu as palestras do espaço Business da edição Florianópolis do EDTED, Encontro de Design e Tecnologia Digital. A eCentry é uma das pioneiras do email marketing digital brasileiro e atualmente investe seus esforços na área por meio da plataforma emailManager.

Stamou Jr. iniciou a palestra negando um premissa já comum na mídia de que o email marketing está morrendo e as redes sociais estão acabando com ele. Segundo pesquisas, 41% dos usuários do Facebook se logam diariamente na rede social e os do Twitter, apenas 27%. Já o email, o percentual de usuários sobe para 87% que acessam pelo menos uma vez suas caixas de entrada pessoal por dia.

Por outro lado, uma pesquisa da MarketingSherpa apontou que cada vez mais as pessoas estão utilizando as redes sociais para a comunicação pessoal, entre amigos e conhecidos, em detrimento do email. Porém para relacionamento entre consumidores e empresas, a mesma pesquisa aponta que a preferência é o correio eletrônico, onde o email marketing aparece como uma das melhores ferramentas, quando utilizado de forma adequada.

Ferramentas como o Twitter, segundo Stamou Jr., tornam a comunicação muito efêmera diante do volume de informações que são compartilhadas, enquanto que o email permite uma leitura mais adequada e sistematizada. O desafio está na cultura do spam no email, as mensagens não solicitadas. O grande benefício do email marketing, que é o relacionamento cliente empresa, acaba sendo prejudicado quando utilizam esta ferramenta para comunicação não autorizada.

Mas como integrar as redes sociais com as ações que as empresas promovem via email marketing? A eCentry, com o emailmanager, possibilitou que as redes sociais possam ser conectadas à ferramenta de disparo de email marketing. Ao enviar uma peça para uma base de clientes, automaticamente a mensagem é postada nas redes sociais, que permite que mesmo os usuários não assinantes por email, possam receber e acessar a informação compartilhada.

Desta forma a empresa atinge um público que anteriormente não conseguiria atingir, já que as redes sociais, por vezes, possuem perfis de usuários distintos dos assinantes de email marketing.

Stamatios Stamou Jr, diretor da eCentry

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

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