Dígitro implanta Balanced Scorecard de TI

Dígitro TecnologiaA Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom, acaba de pôr em operação o seu novo programa de Balanced Scorecard especialmente voltado para a melhoria de processos em governança de TI.

O Balanced Scorecard é considerada a mais evoluída metodologia de gestão estratégica disponível. Além de promover a comunicação e o monitoramento de indicadores, identificando os pontos de eficiência, alinha os processos internos aos objetivos do negócio. O conceito foi criado em 1992 por um grupo de professores da Universidade de Harvard, tornando-se parâmetro indispensável para a maturidade da gestão.

A fase preliminar do programa consistiu na definição dos objetivos, metas e no mapeamento dos processos críticos a serem monitorados. A partir da construção do cenário futuro, reestruturamos e desenvolvemos indicadores. Antes, alguns deles eram vistos em diferentes locais e, agora, os principais estão estruturados em um lugar único, incluindo níveis de segurança, incidentes, problemas, SLAs de fornecedores, satisfação dos usuários em relação à estrutura de TI, dentre outros. Com o BSC implementado promovemos a construção de um banco de conhecimento significativo para todos os envolvidos.

Fabricia Faria, Gerente de TI da Dígitro

Através desse BSC, a Dígitro pode exercer uma gestão mais efetiva sobre seus projetos e operações, podendo acompanhar constantemente seus resultados. Como parte das iniciativas de governança de TI, além do BSC, a Dígitro trabalha fortemente alinhada com as normas ISO 27001, ITILv3 e COBIT5. Em 2012, a empresa obteve também a recertificação ISO 9000, para processos industriais, e TL 9000, que trata especificamente da qualidade de processos e produtos na indústria de telecom.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem