Catarinenses finalistas no Prêmio Whirlpool

Prêmio Whirlpool Inova 2009Inovar, redescobrir, preservar e facilitar. Esses foram alguns dos conceitos mais trabalhados pelos mais de 200 estudantes, de 35 diferentes instituições de ensino superior de todo o Brasil, que se inscreveram na 3ª edição do Prêmio Whirlpool Inova. A primeira fase, concluída no dia 23, selecionou 20 projetos, divididos nas categorias Engenharia e Design, com mote de gerar produtos diferenciados para o segmento de linha branca por meio de soluções que proporcionem efetivamente melhorias para o dia a dia do consumidor.

Entre os finalistas, há quatro equipes catarinenses – três na categoria Design, uma em Engenharia. Para participar do prêmio, os integrantes precisavam ser estudantes de instituições de ensino superior do país. Em Santa Catarina, duas equipes finalistas na categoria Design são do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) – PI e Polipo – e uma da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – a Inventório. Já na categoria Engenharia a equipe Tree, da UDESC, é a única catarinense na disputa final.

Whirlpool e suas marcasSegundo a organização do Prêmio, foram mais de 100 projetos de engenharia e design para todas a categorias de eletrodomésticos que a Whirlpool comercializa – entre eles marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid. Os destaques foram projetos para lavadora de roupas e também para refrigeradores, além de um alto número de criações abordando a questão da sustentabilidade.

Além da inovação em produtos atuais, a busca por novos conceitos em eletrodomésticos mobilizou jovens de todo o País, colocando à prova seus conhecimentos técnicos em projetos de engenharia e design encaminhados à comissão julgadora do Prêmio. O nível dos trabalhos inscritos foi muito elevado e tivemos dificuldades para selecionar apenas 10 finalistas em cada categoria. De maneira geral, percebemos nos projetos o reflexo de um olhar diferenciado dos jovens e também uma profunda preocupação em alinhar os produtos e suas funcionalidades aos hábitos e cotidiano atuais e do futuro.

Patricia Garrido, gerente de Inovação da Whirlpool Latin America

Ao todo, o valor a premiação soma mais de R$ 135 mil, dividido entre dinheiro, bolsas de estudo e produtos. Em sua terceira edição, o Prêmio Whirlpool Inova tem por objetivo estimular o interesse pela criação de produtos inovadores no segmento de linha branca, expressando a busca contínua da empresa por inovações que otimizem o dia a dia do consumidor.

Whirlpool em Santa Catarina
A multinacional americana tem presença em terras catarinenses. A unidade Joinville é a maior fábrica de produtos de refrigeração da Whirlpool Corporation em todo o mundo. Nesta planta são fabricadas refrigeradores, freezers (horizontais e verticais) e secadoras. Também estão instalados os Centros de Tecnologia de Refrigeração e de Cocção e uma parte do Centro de Tecnologia de Condicionadores de Ar.

Com informações da assessoria de imprensa da Whirlpool L.A.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem